Além das ligações convencionais para os serviços emergenciais, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) conta com uma alternativa para facilitar o acesso da população. Os cidadãos podem utilizar o aplicativo Telegram como um canal complementar para atendimento emergencial (181, 190 e 193), ampliando as opções de contato com as equipes de socorro.
O titular da Sejusp, coronel José Américo Gaia, explica que a utilização do Telegram começou em 2021, como ferramenta emergencial. “Essa é uma alternativa muito importante, não só para modernizar o serviço, mas principalmente para ampliar as possibilidades de acesso. A iniciativa faz parte de um esforço contínuo para otimizar os canais de comunicação e melhorar a assistência à população”, afirma.
O secretário reforça que a sociedade deve continuar utilizando os números de emergência já conhecidos e que o Telegram é uma opção complementar. “Essa é uma alternativa que não substitui os principais canais de serviços emergenciais, para garantir maior acessibilidade e rapidez no atendimento”, explicou.
Em 2024 foram recebidas cerca de 330.435 ligações pelo Centro de Comando e Controle (Cicc) da Sejusp. Via Telegram foram registrados 359 atendimentos. Os dados são referentes a 1º de janeiro a 16 de dezembro.
O coordenador do Cicc, tenente Francisco Fonseca, destaca que a utilização do aplicativo é muito importante nos casos em que a população não consegue atendimento pelos números emergenciais. “Apesar de a ferramenta já existir há algum tempo, precisamos ampliar ainda mais a informação de seu funcionamento, para que a população tenha acesso a essa alternativa”, afirma.
Como são utilizados os números emergenciais
181 – Para fazer uma denúncia sem ser identificado
190 – Para notificar uma ocorrência criminal de roubo ou furto à Polícia Militar do Acre
193 – Para solicitar salvamento e combate de incêndios ao Corpo de Bombeiros Militar do Acre
Como utilizar a ferramenta pelo Telegram
Passo 1: Abra o Telegram;
Passo 2: Acesse o aplicativo Telegram no seu celular ou dispositivo;
Passo 3: Na barra de pesquisa (ícone de lupa), digite: PM_AC_190;
Passo 4: Inicie a conversa;
Passo 5: Toque no nome que aparece na pesquisa e, em seguida, clique em iniciar; interaja com o Assistente Virtual;
Passo 6: O assistente virtual será o primeiro contato; ele solicitará informações básicas, como: o tipo de emergência (ex.: roubo, acidente, violência doméstica etc.);
Passo 7: Informe o município onde ocorreu a situação; forneça os dados solicitados para que o atendimento prossiga; aguarde a transferência para um atendente especializado ;
Passo 8: Após fornecer as informações iniciais, sua solicitação será encaminhada para um atendente humano, especializado em lidar com situações críticas;
Passo 9: As informações fornecidas serão registradas no sistema oficial de ocorrências da polícia; aguarde a resposta da equipe operacional;
Passo 10: O gestor operacional será acionado e encaminhará a equipe policial até o local da emergência, garantindo um atendimento rápido e eficiente.