Parceria entre Governo do Estado, Caixa Econômica, Sebrae, Amac e prefeituras garantiu a instalação de núcleos de atendimento em 20 cidades onde não havia o serviço
A partir desta quarta-feira, 1º de abril, os trabalhadores de todos os municípios do Acre não precisarão mais se deslocar até a capital para solicitar a emissão de documentos trabalhistas ou dar entrada em benefícios. O Governo do Estado, a Superintendência da Caixa Econômica Federal, Associação dos Municípios do Acre (Amac), Sebrae, Instituto Dom Moacyr e os prefeitos assinaram nesta terça o Acordo de Cooperação Técnica que cria e regulamenta as atividades dos Núcleos de Atendimento ao Trabalhador (NAT).
Os núcleos já estão prontos para receber os trabalhadores e os servidores foram treinados para o trabalho. Os serviços disponíveis são: recepção de documentos para habilitação do benefício Seguro-Desemprego, inscrição de trabalhadores, emissão de Carteira de Trabalho, emissão do Cartão Cidadão (com o qual o trabalhador poderá receber os benefícios em casas lotéricas e postos de atendimento da Caixa) e inscrição nos cursos de qualificação profissional que serão oferecidos através da parceria com o Sebrae e o Instituto Dom Moacyr.
“O custo benefício deste trabalho é extremamente positivo, considerando que os trabalhadores não serão mais obrigados a se deslocar até a capital. Não havendo mais a necessidade de sair do município toda a renda do seguro-desemprego e dos benefícios que o trabalhador receber serão gastos no próprio município, movimentando também a economia local”, disse Heloísa Pantoja, gerente estadual de Mobilização pelo Trabalho.
Rio Branco e Cruzeiro do Sul são os dois únicos municípios que não assinaram o acordo, pois já contam com o serviço de atendimento ao trabalhador implementado. Na capital há dois postos, sendo um localizado no Segundo Distrito. Juntos, eles atendem em média 400 trabalhadores por dia.
Para o secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, César Dotto, o maior ganho é o respeito aos trabalhadores. “Eles terão acesso mais fácil aos benefícios que têm direito. Muitas vezes alguns ficavam sem receber porque não tinham como reivindicar. Esta é uma parceria muito importante que o Governo do Estado firma”.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, Carlos Sasai, ressaltou a importância da ação de Governo lembrando o impacto da Br 364, que vai interligar os municípios do Estado. "É necessário pensar em capacitações para os trabalhadores que estão no interior, pois a economia será bem mais movimentada e vai exigir essa capacitação”, disse.