A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), promoveu nesta terça-feira, 10, uma ação de pit stop no sinal de trânsito do centro empresarial em parceria com a Organização da Sociedade Civil, voltada para a conscientização da população sobre a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como parte da campanha de dezembro vermelho.
“Precisamos urgentemente que a população compreenda e use todos os métodos preventivos disponíveis contra as IST’s, principalmente entre os mais jovens” enfatizou o chefe do núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis da Sesacre, Jozadaque Beserra.
Durante a ação, profissionais da saúde entregaram panfletos educativos e 300 kits de prevenção, contendo preservativos, gel lubrificante, e panfletos informativos sobre a profilaxia pré e pós exposição ao HIV, PrEP e PEp. A abordagem visou não apenas distribuir os materiais, mas também conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância do uso de preservativos para a proteção e promoção de uma vida saudável.
“Estamos levando informação e insumos de prevenção diretamente à população, porque acreditamos que conhecimento e acesso são as principais ferramentas para reduzir os índices de contaminação” destacou a responsável pela Organização da Sociedade Civil/ Mulheres Acreanas Revolucionárias (Amar), Anágila Bonfim.
O dezembro Vermelho é um marco no calendário de saúde pública, pois reforça a luta contra o HIV/AIDS e as ISTs, realizando conscientizações sobre o diagnóstico precoce, a importância da adesão ao tratamento e à promoção do respeito e da solidariedade às pessoas vivendo com HIV.
Para combater essa realidade, além das ações de conscientização, também é ofertado à população testes rápidos e orientações sobre prevenção nas unidades básicas de saúde do estado.
“Às vezes falta o conhecimento e essas campanhas surpresas no dia a dia, são bem importantes porque trazem a informação” acrescentou Patrícia Feliciano, motorista presente no pit stop.
Outras ações são planejadas para o mês de dezembro com o objetivo de alcançar o maior número possível de pessoas, garantindo uma sociedade mais informada e protegida.