Para fortalecer o trabalho de sensibilização que tem sido realizado no Acre, por meio de ações contínuas das equipes de Educação Ambiental, o governo do Estado, por meio do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), participou, nesta quarta-feira, 4, e quinta, 5, da Câmara Técnica de Educação Ambiental (CT Educa). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
Esse foi o último encontro do ano e ocorreu em Brasília (DF), reunindo representantes de secretarias e entidades estaduais de meio ambiente de todo o Brasil, com o objetivo de alinhar estratégias, discutir políticas públicas voltadas à educação ambiental e fortalecer parcerias entre os estados e o governo federal.
No Acre, as ações de educação ambiental são realizadas conjuntamente entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e o Imac. Apenas em 2024, mais de 4 mil pessoas foram atingidas direta e indiretamente em quase todos os 22 municípios acreanos.
Representando o Imac, a chefe da Divisão de Difusão e Educação Ambiental, Lilia Braga, falou sobre as ações de sensibilização realizadas pela autarquia, juntamente com a Sema, e reforçou o protagonismo do Acre no desenvolvimento das políticas públicas ambientais.
A gestora afirmou que o encontro foi enriquecedor no sentido de troca de conhecimentos e experiências e também para as futuras ações de educação ambiental a serem realizadas nos próximos anos.
“Participei desse encontro da Abema, da CT Educa, representando o Imac, onde apresentei as atividades realizadas pela Divisão de Educação Ambiental nos anos de 2023 e 2024, em parceria com a Sema. Na oportunidade, também mostrei como está o andamento da política pública estadual de educação ambiental e como será dado segmento à ativação da Comissão Estadual de Educação Ambiental (Comeea) e as demais atividades”.