Governo do Acre inicia pós-graduação em ouvidoria pública para servidores

Com objetivo de aprimorar a atuação dos servidores que atuam nas ouvidorias setoriais do Estado, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Administração (Sead), lançou a primeira Pós-Graduação em Ouvidoria Pública dirigida a esse público. A aula inaugural, realizada nesta terça-feira, 26, no auditório da Sead, em Rio Branco, marcou o início de um programa de capacitação estratégica que visa fortalecer a eficiência, transparência e responsabilidade no atendimento ao cidadão.

Foram contemplados 54 servidores do Estado. Foto: Raryka Souza/CGE

O curso, que tem carga de 360 horas e será oferecido online, é destinado a 54 servidores públicos de nível superior. A formação abrange 23 disciplinas e tem duração de 12 meses. Ao fim da programação, os participantes serão avaliados online e, se aprovados, receberão certificação em ouvidoria pública. A seleção dos alunos foi feita por adesão voluntária.

Durante a abertura do programa, o secretário de Administração, Paulo Roberto Correia, destacou a importância do curso. “Investir na capacitação contínua dos nossos servidores é um compromisso do Estado, e a Pós-Graduação em Ouvidoria Pública reflete nosso esforço em melhorar a gestão das ouvidorias e atender com mais qualidade as demandas da sociedade”, afirmou.

Pós-graduação é fruto de termo de cooperação técnica entre Sead e CGE, com objetivo de aprimorar gestão pública. Foto: Raryka Souza/CGE

Para Mayara Bandeira, controladora-geral do Estado, o curso é fundamental para oferecer aos servidores “as ferramentas necessárias para garantir um atendimento de excelência e mais próximo da população”.

O curso abordará temas como gestão de conflitos, ética e transparência, políticas públicas, direitos do cidadão e boas práticas no atendimento nas ouvidorias. Além disso, os participantes terão a oportunidade de trocar experiências e desenvolver soluções inovadoras para melhorar a interação entre as instituições do Estado e a população.

Ouvidora-geral do Estado, Márcia Cristina Portela também ressaltou o significado da ação: “É a primeira vez que o governo disponibiliza capacitação para servidores que atuam nas ouvidorias setoriais. A expectativa é que esse curso contribua significativamente para a melhoria do serviço público no Acre”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter