Equipe de técnicos chega neste sábado no município para fazer o levantamento do prejuízo ambiental na região onde foram derramados cerca de 30 mil litros do combustível
O Instituto de Meio Ambiente do Acre, Imac, já está com um técnico no município de Tarauacá onde ocorreu na manhã desta quinta-feira, 26, um acidente que resultou no derramamento de cerca de 30 mil litros de óleo diesel em um córrego que desagua no Rio Tarauacá. De acordo com o representante da instituição no município, Enivaldo Cavalcante, um caminhão transporta regularmente o combustível saindo da capital Rio Branco até a cidade. Mas nesta semana, o encarregado por abastecer o reservatório da Empresa Guascor (responsável pela usina termelétrica do município) abriu uma válvula de forma incorreta, resultando no vazamento do óleo.
Segundo o técnico, o vazamento até agora não chegou ao principal rio da cidade. Logo no início do acidente, a população juntou boa parte do óleo com baldes e outros recipientes caseiros. A Guascor também agiu de imediato e com equipamentos específicos conseguiu recuperar em torno de 16 mil litros do combustível.
Além do técnico, o Imac envia neste fim de semana uma nova equipe de profissionais para fazer o levantamento do acidente. Os profissionais chegam neste sábado a Tarauacá e devem fazer a avaliação do impacto ambiental do vazamento na região. A partir destes dados, o instituto espera identificar as falhas e tomar as devidas providências.