Atores, técnicos e acadêmicos participam de curso que aprofunda as linguagens teatrais
Para marcar o Dia Mundial do Teatro comemorado nesta sexta-feira, a Federação de Teatro Amador do Acre (Fetac) com apoio do Governo do Estado por meio da Fundação Elias Mansour, Prefeitura de Rio Branco por ações da Fundação Garibaldi Brasil e Ministério da Cultura (Minc) promoveu oficina de Dramaturgia e Montagem Cênica com o crítico de teatro e dramaturgo cubano Eberto García durante a Semana do Teatro. O curso de 60 horas é direcionado a atores, técnicos e acadêmicos do curso de Artes Cênicas com aplicação de conteúdo prático e teórico.
García visita o Acre pela segunda vez. Ele se diz surpreso com a quantidade de grupos, de atores em atividade e pela implantação do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Acre. Feliz por ter conseguido dialogar com os artistas, o crítico avalia como positivo o trabalho desenvolvido durante a semana que incluiu um apanhado do teatro feito em países como Chile, Espanha e Cuba. Eberto García afirma que o teatro caminha em sentido distinto das demais artes. "Quando o mundo todo quer a globalização, no teatro as coisas são diferentes. Nele é possível encontrar o sentido da vida no mundo contemporâneo", diz e avalia que a vida cultural no Acre é bem mais ativa do que há doze anos quando esteve no Estado pela primeira vez.
A atriz e educadora Marília Bomfim ressalta que iniciativas como estas deveriam ocorrer sempre. "Ele tem um conhecimento amplo de História do Teatro, de montagem de espetáculos e tira todas as nossas dúvidas. Está sendo muito bom", opina. A Semana do Teatro continua nesta noite com a encenação do espetáculo Piquenique no Front com a Cia. Visse e Versa de Ação Cênica, às 20 horas no Teatro Plácido de Castro.