Em alusão à campanha Novembro Azul, nesta segunda-feira, 18, foi realizado um mutirão de saúde na Unidade Penitenciária Manoel Neri da Silva, em Cruzeiro do Sul Manoel Neri da Silva. O mutirão é fruto de uma parceria do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e a Secretaria Municipal de Saúde de Cruzeiro do Sul.
A ação de saúde contou com profissionais médicos, dentistas e enfermeiros que fizeram o atendimento de cerca de 300 detentos. Além dos testes rápidos, a ação de saúde levou atendimentos de saúde bucal.
A coordenadora da Unidade Básica de Saúde Adalberto Sena, Pamela Araújo, que esteve no local participando do atendimento, reiterou a parceria com a instituição: “Nossa equipe foi solicitada pela coordenação de saúde da Unidade Penitenciária Manoel Neri. É importante destacar que essa parceria entre o presídio e a unidade do Adalberto Sena sempre acontece quando há uma demanda de saúde. Essa iniciativa é fundamental para lembrar que a saúde não tem fronteiras e que todos, independentemente de onde estão, merecem atenção e cuidado. Esta iniciativa também visa quebrar estigmas e promover uma cultura de saúde mais aberta e inclusiva”, ressaltou.
O chefe da Divisão de Estabelecimentos Penais de Cruzeiro do Sul, Elves Barros, ressaltou que esta ação ajuda a prevenir problemas de saúde futuros entre os detentos: “Esse é um tipo de atendimento que a gente prioriza, porque ele vai evitar danos mais na frente, tanto para a unidade quanto para os presos. É um atendimento preventivo, uma saúde preventiva, onde a equipe médica, equipe de enfermeiros e a equipe odontológica está vindo na unidade”, informou.