O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE), realizou nesta quarta-feira, 13, o 3º Encontro do Sistema de Controle Interno em Rio Branco. O evento reuniu servidores públicos, gestores e especialistas para debater melhorias nas práticas de controle interno e transparência na gestão pública.
Com programação voltada para a capacitação e a troca de boas práticas administrativas, o encontro destacou a importância de fortalecer o controle interno como pilar da gestão pública responsável, abordando temas como tecnologia e inovação no controle interno, implementação de sistemas de controle mais robustos e a importância de uma cultura organizacional voltada para a ética e a integridade.
Durante o evento, os participantes puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o uso eficiente dos recursos públicos e as estratégias para mitigar riscos e aumentar a transparência nas ações governamentais.
O evento contou com a participação de palestrantes de expertise reconhecida na área do controle interno, que compartilharam seus conhecimentos.
A controladora-geral do Rio Grande do Norte, Luciana Daltro, abordou a auditoria interna no processo de racionalização da despesa pública. O controlador-geral de Belo Horizonte (MG), Leonardo Ferraz, discutiu a atividade de controle na Constituição de 1988 e a atuação das unidades centrais de controle interno nas leis 12.527/2011, 12.846/13 e 14.133/2021. Já o controlador-geral de Minas Gerais, Rodrigo Fontenelle, apresentou o tema da gestão de riscos no setor público.
A controladora-geral do Acre, Mayara Bandeira, afirmou que o Estado está comprometido com o aprimoramento da gestão pública, destacando a importância da capacitação e da modernização. “Estamos avançando na busca por uma gestão pública mais eficiente, transparente e inovadora. Somente por meio da capacitação contínua, da modernização e da troca de conhecimentos conseguiremos implementar sistemas de controle mais robustos, soluções eficazes e mudanças significativas e duradouras”, disse.
A chefe da Unidade Central de Controle Interno (Unic) da CGE, Ana Paula Carvalho, ressaltou a importância do evento: “O Sistema de Controle Interno é fundamental para garantir a boa aplicação dos recursos públicos e a integridade das ações do governo. Com eventos como este, buscamos qualificar ainda mais os profissionais que atuam nesse setor, permitindo que adotem práticas que não só protejam o patrimônio público, mas que também elevam o nível de governança no Estado.”
Também participaram da solenidade de abertura o secretário de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão; a diretora de Administração e Finanças da Secretaria da Fazenda (Sefaz/AC), Eliane Valente; o secretário de Governo, Luiz Calixto; o procurador e ouvidor-geral do Ministério Público do Estado (MPAC), Ubirajara de Albuquerque; a procuradora do MPAC, Myrna Mendonza; o promotor de Justiça e ouvidor-geral substituto do MPAC, Romeu Barbosa Filho; e a procuradora-geral do Estado, Janete Melo.