Evento realizado pela Anvisa reuniu gestores da área de saúde de vários Estados, em Brasília
Objetivando promover o intercâmbio de experiências no desenvolvimento e implementação de estratégias para a ampliação do acesso a medicamentos no Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) realizaram nos dias 17, 18 e 19 deste mês, em Brasília, o I Seminário Pan-Americano de Regulação Econômica de Medicamentos.
A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) estava representada pela gerente de Assistência Farmacêutica, Rossana Freitas, e o farmacêutico bioquímico da Vigilância Sanitária Estadual Tiaraju Paulo Matos.
O Seminário foi desenvolvido por três eixos temáticos: regulação econômica de medicamentos, avaliação econômica de novas tecnologias e financiamento e compras públicas de medicamentos.
De acordo com Rossana, é fundamental a participação do Acre neste encontro. "Discutimos com outras secretarias estaduais os métodos de trabalho adotados em todos os países das Américas, além de trocarmos experiências que certamente trarão novas idéias para serem adotadas no Estado", declarou.
Rossana Freitas ressalta a importância do evento e lembra o novo momento que o Estado do Acre vem passando na área de assistência farmacêutica, superando as dificuldades impostas pela crise econômica internacional, que retirou do mercado alguns medicamentos.