Uso múltiplo da florestal é o tema central dos encontros
Uso Múltiplo: uma alternativa sustentável dos recursos naturais. Este foi o tema escolhido pelos alunos do curso de engenharia florestal da Universidade Federal do Acre (Ufac) para nortear as discussões da terceira Semana Florestal do Acre. No período de 23 a 27 de março serão realizados mini-cursos e palestras sobre concessão de florestas públicas, qualidade da indústria madeireira e manejo florestal.
Na programação constam ainda painéis sobre o Uso Múltiplo da Floresta com o ex-governador Jorge Viana e a Secretaria de Floresta e o Uso Múltiplo da Floresta com o secretário de Estado de Floresta, Carlos Ovídio.
De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Florestal, Nei Braga, a Semana Florestal marca o início das atividades do semestre, oferecendo oportunidades para que os alunos ampliem os conhecimentos. “Os alunos participam de cursos e palestras com a proposta de mensurar a situação real da categoria”.
O Manejo Florestal de Uso Múltiplo é uma tecnologia desenvolvida no Acre para orientar o uso de produtos e serviços que o ecossistema florestal amazônico oferece. Francineudo Costa, presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Florestal, destaca que os encontros se propõem a debater alternativas de uso da floresta. “Não podemos usar apenas a madeira, precisamos de alternativas e saber como usá-las para preservação da floresta”, disse ele.