Atendidas no mutirão Opera Acre Mulher, pacientes exaltam iniciativa: ‘estou muito feliz com o resultado’

*Com a colaboração de Cássia Veras

Com sorrisos de orelha à orelha, pacientes atendidas no mutirão Opera Acre Mulher iniciaram nesta semana os retornos médicos pós-operatórios, pouco mais de uma semana após seus procedimentos. O mutirão é uma iniciativa do governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e foi promovido em referência à campanha Outubro Rosa.

Como resultado da ação, foram realizados 40 procedimentos na Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), em Rio Branco, e outros 120 no Hospital Geral Dr. Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. As cirurgias foram para histerectomia, remoção de abscessos de mama, blefaroplastias (cirurgias nas pálpebras) e otoplastias (correção das orelhas).

Uma das pacientes que passou pelo procedimento nas pálpebras foi Keila Nobre, de 42 anos. “Eu sempre tive vontade de tirar esse excesso de pele que me incomodava. Aí um tempo atrás eu vim aqui na Fundação e fiz uma consulta e daí eles me ligaram. Minha cirurgia foi dia 17 [de outubro]. Hoje tá fazendo oito dias e eu estou muito feliz com o resultado”, disse Keyla.

Amábile passou pelo procedimento pela segunda vez, após o nódulo ressurgir. Foto: Agnes Cavalcante/Fundhacre

Quem também está muito feliz com o resultado é Amábile Chalub, de 29 anos. “Estou me sentindo bem. Dou glória a Deus por ter acontecido esse mutirão e eu ter conseguido fazer a minha cirurgia já pela segunda vez. A primeira fiz em 2016, o nódulo reapareceu depois e agora, eu consegui fazer novamente. Estou bastante feliz”, afirmou Amábile.

Opera Acre Mulher

Mutirão resultou em 160 atendimentos. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Com mais de R$ 184 mil investidos em procedimentos de mastologia/plástica e ginecologia, o projeto Opera Acre Mulher foi financiado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF). O objetivo é diminuir as filas de espera e oferecer cirurgias que requerem planejamento e organização.

O secretário de Estado de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, destacou o foco do projeto no Outubro Rosa. “Nosso esforço é para reduzir as filas e garantir saúde de qualidade às pacientes. São cirurgias que necessitam de uma programação especial”, afirmou.

Pascoal reforçou o compromisso da gestão com a saúde da população. “A expectativa é que o projeto continue beneficiando cada vez mais pessoas em todo o estado, proporcionando saúde e bem-estar por meio de um atendimento eficiente e humanizado”, disse.

Hospital Ary Rodrigues

O Hospital Ary Rodrigues, em Senador Guiomard, vem sendo um dos principais centros cirúrgicos do Opera Acre há dois anos, com mais de 700 cirurgias realizadas, desde procedimentos gerais até laqueaduras e cirurgias de hérnia e vesícula. Igor Gomes, gerente do hospital, ressaltou a importância do programa, especialmente para a saúde das mulheres.

“Para a nossa unidade [neste mutirão] foram destinadas 120 pacientes. A parceria com o governo do Estado, o governador Gladson Cameli, a vice-governadora Mailza Assis e o secretário Pedro Pascoal tem sido fundamental. Estamos com uma equipe motivada, médicos e cirurgiões preparados, e nosso centro cirúrgico bem equipado para continuar com esse importante trabalho”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter