Em Brasília, Acre amplia diálogo e cooperação com Ibama e Ministério do Meio Ambiente

Em agenda em Brasília, o titular da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Leonardo Carvalho, esteve reunido com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Augustinho, e sua equipe, na segunda-feira, 21, para fortalecer o diálogo e ampliar a cooperação no enfrentamento ao desmatamento e às queimadas ilegais no Acre.

Gestor da Sema ficou a par do planejamento das ações realizadas pelo Ibama nos estados da região amazônica, especialmente no Acre. Foto: Divulgação

Na oportunidade, o gestor ficou a par do planejamento das ações realizadas pelo Ibama nos estados da região amazônica, especialmente no Acre. O gestor destaca que o objetivo é trabalhar, de forma integrada, nas ações de comando e controle para reduzir os índices de desmatamento e das queimadas nos próximos anos.

Na terça e quarta-feira, dias 22 e 23, o secretário participou da oficina de reabertura do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Mensuração, Relato e Verificação (MRV) da Comissão Nacional para REDD+ (CONAREDD+), presidido pelo Ministério de Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

No primeiro dia, os técnicos e especialistas apresentaram um histórico das submissões de Redução do Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+) do Brasil no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), os avanços e os principais apontamentos do processo de revisão dos níveis de referência de emissões florestais.

O gestor da Sema, Leonardo Carvalho, integrou o painel com outros representantes, onde pode socializar também as experiências e desafios do Estado do Acre no processo de preparação para acesso ao padrão de excelência ambiental, o ART/Trees.

Em Brasília, Acre amplia diálogo e cooperação com Ibama e Ministério de Meio Ambiente. Foto: Kássia Hellem

Leonardo Carvalho destaca que, ao longo do encontro, puderam dialogar ainda sobre as perspectivas, aprendizados e desafios para o processo de conformidade entre projetos privados e jurisdicionais na redução de emissões de gases de efeito estufa.

As informações servirão de base para possíveis soluções com base nos desafios mapeados. As demandas apresentadas irão nortear o plano de ação do Grupo de Técnico de Trabalho em MRV e futuras resoluções da CONAREDD+.

Em Brasília, Acre amplia diálogo e cooperação com Ibama e Ministério de Meio Ambiente. Foto: Kássia Hellem

O GTT de MRV da CONAREDD é composto por gestores, técnicos e especialistas do governo federal, dos estados, representantes da sociedade civil organizada, pesquisadores e especialistas na temática.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter