Sesacre capacita profissionais para humanização do SUS

Acre foi um dos primeiros Estados da região Norte a implantar, em 2003, uma coordenação de humanização

A Secretaria de Estado de Saúde- Sesacre- e o Ministério da Saúde  realizam de 23 a 27 de março, na Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha,  a partir das 8h30,  a primeira etapa do Curso de Formação de Multiplicadores para a Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde- SUS. O propósito é difundir a Política Nacional de Humanização e qualificar os trabalhadores de saúde para se tornarem referências em suas unidades de atuação. 

O curso tem duração de 240 horas, divido em dois módulos, sendo 80 horas presenciais e 160 horas de acompanhamento à distância, ministrado por três consultores do Ministério da Saúde. Além disso, no dia 23, pela tarde, está confirmada a presença do coordenador nacional da Política Nacional de Humanização, Dário Pasche. 

Participam os representantes do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco- Huerb-, Hospital de Saúde Mental do Acre- Hosmac-, Fundação Hospital do Acre- Fundhacre-, Sistema Assistencial à Saúde da Mulher e Criança- SASMC-, Centro Estadual de Formação de Pessoal em Saúde da Família do Tucumã, Secretaria Municipal de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Feijó, Santa Rosa, Manoel Urbano, Acrelândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Brasiléia. 

De acordo com a coordenadora do Departamento de Ensino e Pesquisa da Sesacre, Ana Flávia Nobre, o Acre foi um dos primeiros Estados da Região Norte a implantar, em 2003, uma coordenação de humanização. "Desejamos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva", salienta.

Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização tem por objetivo efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, como também desenvolver trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a de sujeitos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter