Educação promove 1º Encontro Surdo Kids

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio do Centro de Apoio ao Surdo (CAS/AC), realizou na manhã desta sexta-feira, 18, o 1º Encontro Surdo Kids. O evento, promovido em alusão ao Dia da Criança, celebrado em 12 de outubro, e ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro, reuniu alunos surdos de diversas escolas de Rio Branco.

Encontro promoveu ambiente de interação e celebração para crianças. Foto: Stalin Melo/SEE

O encontro proporcionou uma série de atividades lúdicas, como brincadeiras, pintura facial e uma apresentação teatral do grupo Expressão Livre. A programação contou ainda com a participação da Liga Acadêmica de Palhaçaria e Arteterapia Medilhaço, composta por acadêmicos da área da saúde da Universidade Federal do Acre (Ufac), que colaboraram para tornar o evento ainda mais animado e inclusivo.

“É um grande encontro, em que pensamos a identidade surda com a identidade infantil. Trouxemos a proposta do Dia do Surdo Kids para unir essas questões e criar uma grande celebração, valorizando a comunicação e a identidade das crianças surdas de forma lúdica. Está sendo uma experiência muito positiva”, afirmou Lindomar Araújo, chefe do CAS.

Evento, promovido em alusão ao Dia da Criança e ao Dia Nacional do Surdo, reuniu alunos surdos de diversas escolas. Foto: Stalin Melo/SEE

O Centro de Apoio ao Surdo tem um papel fundamental na educação dos alunos surdos, servindo como uma referência para esses estudantes. Por isso, a realização do evento envolveu não só as crianças, mas também intérpretes, professores de Libras e profissionais de Atendimento Educacional Especializado (AEE) bilíngue. A ideia central é criar um espaço onde os alunos possam se encontrar, se identificar e interagir uns com os outros.

“Organizamos este evento pensando em incluir todos os alunos surdos que estudam nas escolas inclusivas e frequentam o CAS no contraturno. Essas crianças que estão aqui hoje são atendidas pelo AEE bilíngue, e temos no CAS profissionais surdos que são fundamentais nesse processo. O desenvolvimento dessas crianças depende também da contribuição das famílias, pois elas, sendo surdas, têm os mesmos direitos e deveres que qualquer pessoa”, destacou Helena Sperotto, coordenadora pedagógica do CAS.

Programação contou com atividades lúdicas, brincadeiras, pintura facial e apresentação teatral. Foto: Stalin Melo/SEE

A iniciativa reforçou a importância da inclusão e da valorização da identidade surda, oferecendo um ambiente de interação e celebração para as crianças.

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