Feira da Águas reúne diversos projetos ambientais com a proposta de preservar os recursos hídricos

Atividade faz parte do Movimentos pelas Águas criado para sensibilizar a sociedade sobre o uso racional da água

movimentos-_pelas_aguas_foto_angela_peres__2.jpg

Secretaria de Meio Ambiente assina junto com SOS Amazônia Termo de Cooperação Técnica (Foto: Angela Pares/Secom)

Em comemoração do Dia Mundial da Água e como parte da programação do Mês das Águas no Acre está sendo realizada durante toda a sexta-feira a Feira das Águas no Mercado Velho. A programação será encerrada às 18 horas com o Show Mapinguari Blues. O espaço está sendo dividido por representantes de órgãos governamentais e não-governamentais, e também por estudantes que estão apresentando os projetos que desenvolvem para a conservação dos recursos hídricos.

São trabalhos nas áreas de preservação e revitalização de nascentes e igarapés, coleta seletiva, de educação em saúde e mobilização social entre outros que demonstram o compromisso das entidades e da sociedade. Para a gerente de Recursos Hídricos da Secretaria de Meio Ambiente, Janaina Almeida, as ações conjuntas fortalecem as ações de gestão dos recursos. Ivanilde Lopes, da Associação Amigos do rio Acre, completa dizendo que o futuro começa com o trabalho nas escolas. “Nós temos a missão de fomentar as discussões acerca da preservação”.

Aspectos como os de combate ao desperdício com o consumo consciente da água e da destinação do esgoto também estão entre os assuntos apresentados na Feira. O planejamento das ações a partir da execução do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) é um dos projetos em exposição. São R$ 55 milhões que serão investidos na ampliação da rede e ligação de águas, instalação de hidrômetros, construção dos centros de reserva do Portal da Amazônia e do Santo Afonso, e também da adutora na Comara, que levará água da ETA II para o 2° Distrito. E na área de tratamento do esgoto o PAC prevê recursos na ordem de R$ 103 milhões para a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto São Francisco e Conquista e da rede de esgoto.

“Essas algumas das mudanças estruturantes para garantir a preservação dos recursos hídricos. Outras medidas serão implantadas com o Plano Estadual de Gestão dos Recursos Hídricos”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Eufran Amaral.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter