O governo do Acre, por meio da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) e da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), realiza no próximo dia 19 de outubro, em Rio Branco, o 1º Simpósio de Transplantes de Fígado e Rim da Região Norte.
O objetivo do evento é fortalecer as discussões acerca dos transplantes de órgãos na região, permitindo a troca de experiências entre profissionais da área da saúde. O evento reunirá autoridades no assunto representando diversos estados como Pará, Amazonas, Rondônia e Brasília, além, é claro, de representantes do Acre.
A coordenadora do Serviço de Transplantes da Fundhacre e uma das idealizadoras do evento, Valéria Monteiro, reforça o protagonismo do estado na realização de transplantes. “O Acre é uma referência na realização de transplantes de fígado, além de retomarmos esse ano a habilitação para realização de transplantes renais e conquistar recorde dos últimos 15 anos em relação aos transplantes de córnea, o que é bom para toda a região, pois aqui são atendidos pacientes de vários locais, incluindo os estados e países vizinhos. Reunir todos estes grandes nomes aqui é uma oportunidade única para que possamos avançar neste tema tão importante, que salva vidas”, frisou.
Durante a programação haverá palestras sobre diversos aspectos que envolvem o tema, a exemplo da evolução dos transplantes no Brasil; a situação das diálises e atendimentos dos pacientes renais crônicos na região; doenças que afetam o fígado; a situação atual dos transplantes e desafios encontrados na Região Norte; a logística que envolve a distribuição de órgãos na região, entre outros assuntos.
A expectativa é reunir cerca de 130 profissionais da área da saúde. Entre os palestrantes convidados está Patrícia Gonçalves Freire, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Transplantes. “A Região Norte, com sua vasta extensão geográfica e as peculiaridades de suas vias de transporte, nos apresenta desafios significativos na implementação de uma política eficaz de transplantes. Sabemos que o processo de doação e transplantes é complexo, envolvendo não apenas questões técnicas, mas também questões logísticas que se intensificam em uma região com tantas especificidades. Agradeço a oportunidade de participar e aprender com todos. Espero que nossas discussões resultem em ações concretas que façam a diferença nas vidas das pessoas”, afirmou Patrícia.
O 1º Simpósio de Transplantes de Fígado e Rim da Região Norte será realizado no dia 19 de outubro, das 9h às 17h no auditório do Hotel Nobile Suits, em Rio Branco. Devido à grande procura, as inscrições já foram encerradas, mas ainda é possível se inscrever em uma lista de espera, caso haja alguma desistência.
Para mais informações, acesse o perfil da Fundhacre no instagram.