Equipe do Samu participa de capacitação para incidente com múltiplas vítimas, com direito à simulação realística

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), realizou nesta quinta-feira, 10, uma capacitação voltada para o atendimento de Incidentes com Múltiplas Vítimas, em Rio Branco. Médicos, enfermeiros e condutores de ambulância da capital e do interior participaram do treinamento, que teve como objetivo aprimorar a resposta rápida em situações de emergências de grande porte.

Participaram médicos, enfermeiros, condutores de ambulância e alunos de medicina da Ufac. Foto: Odair Leal/Sesacre

Marcos Gomes, representante do Núcleo de Ensino Permanente (NEP) do Samu, explicou o propósito do treinamento: “Hoje realizamos um treinamento de incidente com múltiplas vítimas, com foco na triagem e remoção das vítimas no menor tempo possível. Quando lidamos com atendimento em massa, seguimos parâmetros específicos e triagens que são diferentes do dia a dia. Esse tipo de capacitação é crucial para que nossas equipes atuem de forma automatizada e eficiente”, disse.

O médico Jonatha Santiago, instrutor da capacitação, destacou a importância de treinamentos frequentes para a qualificação das equipes. “Como eu sempre digo, quanto mais difícil o treinamento, mais fácil será o nosso ‘combate’. Nosso ‘combate’ é garantir o melhor atendimento para as pessoas que estão passando pelo momento mais difícil de suas vidas. Quanto mais treinamos, mais preparados estamos para oferecer o melhor com os recursos que temos disponíveis”, ressaltou.

Objetivo é aprimorar a resposta rápida em situações de emergências de grande porte. Foto: Odair Leal/Sesacre

A capacitação ocorreu em dois momentos, com aplicação teórica e prática. Durante a simulação realística de um acidente com múltiplas vítimas, os alunos de medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac) atuaram como vítimas, possibilitando um ambiente de treinamento mais próximo da realidade.

“No treinamento, aprendemos a selecionar e classificar as vítimas mais graves, priorizando aquelas com maiores chances de sobrevivência. A triagem inicial é fundamental, classificando as vítimas em cores como vermelho, amarelo, verde e cinza, o que nos direciona para dar atendimento prioritário a quem mais precisa”, explicou a enfermeira e instrutora, Solange Souza.

Parte prática contou com uma simulação realística de um acidente com múltiplas vítimas. Foto: Odair Leal/Sesacre

Com mais de 10 anos de experiência no Samu, o enfermeiro Rony Gleuton reforçou o valor de relembrar os protocolos de atendimento. “Esse tipo de treinamento é fundamental. Nossa meta é treinar, massificar e qualificar os profissionais para evitar erros na ponta. Tempo é vida, e estamos aqui para isso, para oferecer o melhor serviço à população com todo o conhecimento que temos, sempre buscando melhorar”, enfatizou.

Enfermeiro Rony Gleuton reforçou o valor de relembrar os protocolos de atendimento. Foto: Odair Leal/Sesacre

Vanessa Braga, aluna de Medicina da Ufac e integrante da Liga Projeto Alfa de Emergências Médicas e Traumas, comentou sobre a importância da parceria com o Samu. “Participar dessa capacitação é uma oportunidade incrível para nós, estudantes, o que nos permite entender como é feito o atendimento, a logística e os protocolos seguidos. Para minha formação acadêmica é muito gratificante e me ensina não só sobre emergências, mas também sobre lidar com pessoas. É uma área que quero seguir, com certeza”, falou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter