Serviços e orientações marcam o Dia da Pessoa Idosa em Rio Branco

No Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado nesta terça-feira, 1º de outubro, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), participou do evento Manhã de Direitos, dedicado aos idosos de Rio Branco, promovido pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC). O encontro, realizado no ginásio do Serviço Social do Comércio (Sesc), teve como objetivo valorizar a pessoa idosa e promover seus direitos. 

Evento marca a importância da valorização dos idosos. Foto: Carolina Torres/Secom

A ação contou com a parceria de diversas instituições, como a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sesc, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros.

A secretária adjunta da SEASDH, Amanda Vasconcelos, destacou que a garantia de direitos foi o foco principal do evento, além da  orientação aos idosos sobre como e onde buscar apoio.  

 

Manhã de Direitos busca garantir e orientar à população. Foto: Carolina Torres/Secom

“O objetivo deste encontro é esclarecer dúvidas dos idosos, oferecer atendimento na área da saúde, orientações nutricionais e apoio da secretaria, incluindo a certificação e a distribuição de exemplares do Estatuto do Idoso. Assim, eles podem estar cada vez mais informados sobre seus direitos”, explica a gestora.

Durante o evento, a SEASDH ofereceu diversos serviços, incluindo assistência médica, registro civil, orientação sobre o Benefício de Prestação Continuada e Cadastro Único, segurança alimentar com orientações nutricionais, orientações sobre o Centro de Referência em Direitos Humanos, distribuição e orientação sobre o Estatuto do Idoso, entre outros. 

Serviços como aferição de pressão e testagem de glicemia foram os mais procurados. Foto: Carolina Torres/Secom

O procurador-geral do MPAC, Danilo Lovisaro, reforçou a importância do evento, destacando a união de esforços para garantir os direitos da pessoa idosa.

“Cuidar dos nossos idosos não se resume a garantir longevidade, mas também assegurar que essa etapa da vida seja vivida com dignidade, autonomia e pleno acesso aos direitos fundamentais. É com esse pensamento que reunimos hoje uma série de serviços essenciais, como atendimentos de saúde, assistência jurídica, atualização de vacinas e atividades de lazer, tudo isso com o apoio de diversas instituições parceiras que se unem ao Ministério Público para fortalecer a rede de proteção à pessoa idosa”, explica o procurador.

Procurador-geral ressaltou a importância das parcerias. Foto: Carolina Torres/Secom

Mais de 300 idosos foram atendidos no evento, sendo 187 atendimentos realizados pela SEASDH e os demais pelas outras instituições parceiras. 

A aposentada Raimunda Lopes expressou sua felicidade com o evento de valorização dos idosos: “Muito bom mesmo, maravilhoso. Eu sempre venho, em todas as situações. A única exceção seria se eu ficasse doente, mas enquanto estiver saudável, continuo sempre igual”, comenta.

Idosos tiveram uma manhã especial, celebrada com dança, música, diversão e garantia de direitos. Foto: Carolina Torres/Secom

Os participantes também foram agraciados com momentos de música ao vivo, dança, sorteio de brindes e um café da manhã especial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter