O governo do Acre, por meio da Controladoria-Geral do Estado, participou do 20º Encontro Nacional de Controle Interno, realizado nesta quarta-feira, 25, e quinta, 26, em Recife (PE). O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), reuniu representantes de 69 controladorias brasileiras, incluindo a Controladoria-Geral da União (CGU), para discutir os desafios e oportunidades da gestão pública no Brasil.
Com tema central voltado para o futuro da gestão pública, o encontro abordou questões fundamentais, como inteligência artificial, auditoria interna, controle social e os princípios de governança ambiental, social e corporativa (ESG, Environmental, Social and Governance). Outro destaque foi a discussão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), refletindo a crescente importância de adaptar as práticas de gestão às novas demandas sociais e tecnológicas.
O chefe da Consultoria Jurídica da CGE, Giulliano Storer, ressaltou a evolução do controle interno desde sua concepção inicial, em 1964. “É um método de planejamento organizacional que visa proteger o patrimônio público e evitar crises, tornando a administração mais eficaz. O Conaci proporciona um espaço vital para o compartilhamento de ações e padronização dos sistemas de controle”, afirmou.
A Controladora-Geral do Estado, Mayara Bandeira, também destacou a relevância do encontro para a modernização das práticas de controle interno. “Estamos buscando a implementação de soluções inovadoras, como a adoção do Modelo de Maturidade do Controle Interno [IA-CM], que visa fortalecer a auditoria interna no Estado. A pedido do governador Gladson Cameli, estamos buscando modernizar a gestão pública e fortalecer o controle interno. Este encontro nos permite trocar experiências e aprimorar nossas estratégias”, observou.