O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), promoveu nesta quarta-feira, 25, uma ação de panfletagem educativa em frente à Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, como parte da campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre a doação de órgãos. A iniciativa, intitulada Blitz da Doação, buscou informar pedestres e motoristas sobre a relevância do tema, enfatizando que a doação de órgãos pode salvar diversas vidas.
A campanha visa sensibilizar a população para a importância de comunicar à família o desejo de ser um doador, pois, no Brasil, a autorização familiar é indispensável para a realização da doação. “Também faço parte da equipe da OPO, que é a Organização de Procura de Órgãos, e hoje estamos aqui, reforçando a importância de as pessoas falarem que são doadoras para sua família. Se a família disser sim, uma única doação pode salvar até cinco vidas”, afirmou Amanda Amorim, enfermeira da Central Estadual de Transplantes do Acre.
Apesar dos esforços de conscientização, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos, como a alta taxa de recusa familiar, que atualmente gira em torno de 44%, além das longas filas de espera por transplantes. A campanha deste ano, sob o tema “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, reforça a necessidade de quebrar tabus e promover o diálogo sobre o assunto entre as famílias.
A doação de órgãos permite que um único doador beneficie várias pessoas, por meio da doação de múltiplos órgãos e tecidos, como córneas, fígado e rins. Durante a ação, os profissionais de saúde lembraram que, além de ser um gesto de solidariedade, a doação pode transformar um momento de dor em uma oportunidade de vida para outras famílias.
O Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, reforça a importância de informar a família sobre o desejo de ser um doador, perpetuando a vida de forma significativa.
Programação
• Quinta-feira, 26, das 9h às 16h
Entrega de panfletos e orientações na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na União Educacional do Norte (Uninorte);
• Sexta-feira, 27, das 9h às 16h
Dia Nacional da Doação de Órgãos – Motociata e carreata de incentivo à doação de órgãos (balões, brindes, tenda, carro de som), com início às 15h.
Local de partida: Arena da Floresta, na via Chico Mendes. Chegada da motociata e carreata às 16h, em frente ao Serviço de Transplantes da Fundhacre, com estande para expor materiais informativos.