Em alusão ao Setembro Verde, governo do Acre promove ação de conscientização sobre importância da doação de órgãos

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre) e da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), promoveu nesta quarta-feira, 25, uma ação de panfletagem educativa em frente à Escola Armando Nogueira, em Rio Branco, como parte da campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre a doação de órgãos. A iniciativa, intitulada Blitz da Doação, buscou informar pedestres e motoristas sobre a relevância do tema, enfatizando que a doação de órgãos pode salvar diversas vidas.

Blitz da Doação buscou informar pedestres e motoristas com distribuição de panfletos e orientações sobre doação de órgãos. Foto: Odair Leal/Sesacre

A campanha visa sensibilizar a população para a importância de comunicar à família o desejo de ser um doador, pois, no Brasil, a autorização familiar é indispensável para a realização da doação. “Também faço parte da equipe da OPO, que é a Organização de Procura de Órgãos, e hoje estamos aqui, reforçando a importância de as pessoas falarem que são doadoras para sua família. Se a família disser sim, uma única doação pode salvar até cinco vidas”, afirmou Amanda Amorim, enfermeira da Central Estadual de Transplantes do Acre.

“Se a família disser sim, uma única doação pode salvar até cinco vidas”, afirmou Amanda Amorim. Foto: Odair Leal/Sesacre

Apesar dos esforços de conscientização, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos, como a alta taxa de recusa familiar, que atualmente gira em torno de 44%, além das longas filas de espera por transplantes. A campanha deste ano, sob o tema “Doação de órgãos: precisamos falar sim”, reforça a necessidade de quebrar tabus e promover o diálogo sobre o assunto entre as famílias.

Ação educativa em frente à Escola Armando Nogueira integra campanha Setembro Verde, voltada à conscientização sobre doação de órgãos. Foto: Odair Leal/Sesacre

A doação de órgãos permite que um único doador beneficie várias pessoas, por meio da doação de múltiplos órgãos e tecidos, como córneas, fígado e rins. Durante a ação, os profissionais de saúde lembraram que, além de ser um gesto de solidariedade, a doação pode transformar um momento de dor em uma oportunidade de vida para outras famílias.

Doação de órgãos permite que um único doador beneficie várias pessoas, por meio da doação de múltiplos órgãos e tecidos, como córneas, fígado e rins. Foto: Odair Leal/Sesacre

O Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, reforça a importância de informar a família sobre o desejo de ser um doador, perpetuando a vida de forma significativa.

Programação

• Quinta-feira, 26, das 9h às 16h
Entrega de panfletos e orientações na Universidade Federal do Acre (Ufac) e na União Educacional do Norte (Uninorte);

• Sexta-feira, 27, das 9h às 16h
Dia Nacional da Doação de Órgãos – Motociata e carreata de incentivo à doação de órgãos (balões, brindes, tenda, carro de som), com início às 15h.

Local de partida: Arena da Floresta, na via Chico Mendes. Chegada da motociata e carreata às 16h, em frente ao Serviço de Transplantes da Fundhacre, com estande para expor materiais informativos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter