Crianças visitam ETA II no Mês das Águas

Pelo menos 140 alunos devem visitar a estação até a próxima quinta-feira. Visitas fazem parte da programação do Mês das Águas

visita_eta_160309_1.jpg

Estudantes das escolas públicas visitam nesta semana a Estação de Tratamento da capital (Foto: Ângela Peres/Secom)

Como a água é captada do rio, tratada e distribuída para as casas da cidade. Essa é uma curiosidade que alunos da rede pública vão descobrir durante esta semana. Pelo menos 140 estudantes devem passar pela Estação de Tratamento de Água (ETA II), na Sobral, até a próxima quinta-feira. As visitas fazem parte da programação do Mês das Águas.

Segundo Odineide Luciléia, coordenadora do Movimento pelas Águas do Saerb, a idéia é levar o conhecimento através das crianças à casa de cada família. "Elas assimilam melhor as informações e conseguem transmitir com eficiência questões como o desperdício e o uso racional dos recursos", disse.

As escolas que quiserem levar os alunos podem entrar em contato com o Saerb e agendar a visita. Nesta segunda-feira, 16, os estudantes de 1º a 4º série da Escola Marechal Humberto Castelo Branco conheceram o funcionamento da ETA II. Messias Mateus, um dos visitantes, disse ter aprendido bastante com a visita e os vídeos que assistiu: "Vi porque não podemos desperdiçar a água e como ela é tratada para chegar até as torneiras das nossas casas", comentou.

Messias prova que o objetivo dos organizadores do evento foi alcançado. "O objetivo é mostrar como funciona uma estação de tratamento de água e trabalhar o uso consciente do recurso. A grande vantagem é que as crianças influenciam seus pais e podem nos ajudar a lutar pela preservação da água", disse o presidente do Saerb, Semy Ferraz.

O Mês das Águas foi aberto na semana passada. O Mês das Águas é uma ação realizada em parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), prefeitura de Rio Branco, através do Saerb, e a organização não-governamental Amigos do Rio Acre. É uma tentativa de conscientização da sociedade para a seriedade que é a preservação dos recursos hídricos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter