Indústria de calçados do Acre envia mais uma remessa de botas para Porto Maldonado

A indústria de calçados acreana Bootnorte confirmou prospecção de negócios feita durante a Expoacre, maior feira agropecuária do estado, realizada pelo governo do Acre, enviando na manhã deste sábado, 14, um lote com mil pares de botas para o Peru. O carregamento saiu direto da fábrica, no Parque Industrial de Rio Branco, com destino a Porto Maldonado, de onde será distribuído para outras regiões andinas.

Titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, fez questão de acompanhar a linha de montagem e carregamento dos calçados rumo ao Peru. Foto: Jairo Carioca

O empresário Esmerino Ribeiro Neto, afirmou que as negociações avançaram com a vinda de empresários peruanos para a Expoacre em Rio Branco. “A ideia é distribuir a partir da capital da província Madre de Dios para as demais cidades peruanas”, assegurou.

Neto lembrou que o primeiro lote enviado ao Peru foi a partir da participação da indústria acreana na Expo Amazônia, em 2022. “A convite da Fieac e do governo do estado participamos da feira e fechamos o primeiro lote tipo exportação”, acrescentou.

Há seis anos a empresa vem ganhando reconhecimento fora do estado pela qualidade empregada no produto. Além do Acre, a Bootnorte vende para Rondônia, Mato Grosso, Roraima e Amazonas. Para aprimorar a sua linha de produção, com capacidade de cinco mil pares por mês, a empresa teve de firmar parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para poder fazer cursos e treinamentos junto aos colaboradores.

Empresa vai contar com distribuição de calçados a partir de Puerto Maldonado, para outras regiões andinas. Foto: Jairo Carioca

Para o titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, que acompanhou o carregamento no último sábado, a exportação para o Peru prospectada durante a feira, reforça a agenda de comércio exterior programada com os países vizinhos. “É mais um negócio de sucesso entre o Acre e o Peru. Este ano ampliamos o Espaço Internacional promovendo investimentos que vão ajudar a aquecer ainda mais a nossa balança comercial”, disse.

Até  mês de julho deste ano, o Acre bateu recorde nas exportações registrando mais de R$ 300 milhões em cargas enviadas ao interior. A previsão da Seict é que até dezembro, o acréscimo é de 76% com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Comex Stat (Sistema oficial para extração das estatísticas do c0mércio exterior brasileiro de bens) e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e de Serviços (MDIC).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter