Educação do Estado promove webnário em parceria com a Sesacre sobre Saúde Mental em Contexto Escolar

Em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental, a Secretaria de Estado de Educação e Cultura (SEE), por meio da Divisão de Psicologia Escolar e Educacional e da Divisão de Qualidade de Vida, realizou o webinário com o tema “Saúde Mental em Contexto Escolar”. O evento ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube – Telessaúde/Acre, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), mediado pela psicóloga da SEE, Márcia Aurélia dos Santos Pinto.

Webnário sobre Saúde Mental em Contexto Escolar, em alusão ao Setembro Amarelo. Foto: Imagem capturada.

O webinário tem como objetivo fomentar a reflexão sobre fatores de risco e de proteção à saúde mental, além de discutir estratégias de autocuidado. A iniciativa destaca a importância de considerar a saúde mental diariamente, reconhecendo sua influência nas relações interpessoais e na promoção de um ambiente organizacional positivo nas escolas.

Os principais temas abordados foram: “Fatores de Riscos e de Proteção”, “Papel e Função do Psicólogo Escolar e Educacional e do Clínico”, e “Autoconhecimento como Estratégia para a Saúde Mental”.

O webnário ocorreu na manhã desta quinta-feira, 12, com transmissão ao vivo pelo Canal do Youtube – Telessaúde/Acre. Foto: Imagem capturada.

Entre os palestrantes convidados participaram:

Edna Mônica da Silva Wobeto: psicóloga clínica com abordagem psicanalítica, graduada e mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (Unir). Especialista em Políticas Públicas SUS e Suas, psicóloga de Família e Casal, membro de grupos de estudos psicanalíticos e conselheira efetiva do CRP 24.

Ocimar Leitão Mendes: psicólogo (CRP 24/03274), especialista em Impactos da Violência na Escola (Fiocruz) e certificado em Educação Positiva. Atua na Divisão de Psicologia Escolar e Educacional da SEE, com experiência em ações de promoção da saúde e prevenção da violência nas escolas.

Andreia Cristina Vilas Boas: psicóloga (CRP 24/65490), mestre em Ciências da Saúde, pós-graduada em Psicologia do Desenvolvimento e em Saúde Pública. Atua no Telessaúde Acre, com experiência em saúde mental, prevenção do suicídio e comportamentos autolesivos.

Psicóloga Cristina Vilas Boas. Foto: Captura de Imagem

Segundo a psicóloga Mônica Wobeto, o psicólogo escolar vai atuar junto com a comunidade escolar, não só com o aluno, mas com os professores, os profissionais da escola, a família do aluno, com promoções de prevenção a saúde mental e não de tratamento clínico.

O psicólogo Ocimar Leitão reforçou a importância de realizar oficinas, projetos e demais ações da psicologia para a comunidade escolar: “A escola é cenário importante para socialização de crianças e adolescentes. É o lugar onde muitas dessas passam a maior parte do tempo”.

A psicóloga Andreia Vilas Boas ressaltou a importância do autocuidado e de saber identificar o que nos faz bem, que são questionamentos necessários para nos manter menos vulneráveis ao adoecimento: “Se a gente não identifica, passa despercebido, é como não acontecesse”.

O webinário tem como objetivo fomentar a reflexão sobre fatores de risco e de proteção à saúde mental, além de discutir estratégias de autocuidado. Foto: Captura de Imagem

O evento foi uma grande oportunidade para educadores, profissionais da saúde e comunidade escolar refletirem e discutirem sobre a saúde mental no ambiente educacional, promovendo práticas que contribuam para o bem-estar de todos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter