O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) expôs muitas novidades em seu estande na Expoacre. Cinco das nove noites foram dedicadas às apresentações das equipes e alunos dos centros de Educação Profissional e Tecnológica (Cepts) de Rio Branco, no Parque Wildy Viana.
Na segunda-feira, 2, o Cept em Serviços Campos Pereira exibiu dois projetos desenvolvidos por estudantes da unidade: o “Smart Life Saver”, com a criação de uma pulseira inteligente que pode localizar pessoas em meio a uma situação extrema, como catástrofe ambiental ou acidente; e o projeto “Mãos Dadas”, que implica na criação de um aplicativo para apoiar pessoas em situação de rua, oferecendo recursos e criando conexões com a finalidade de ajudá-las.
O Cept Campos Pereira também levou as alunas do curso de descaracterização e customização de peças de roupas, para apresentarem o que produziram nas aulas.
A capacitação é uma ação conjunta com o Ministério Público do Acre (MPAC). A exposição de moda sustentável levou em consideração o impacto ambiental, social e econômico da produção de roupas, acessórios e calçados.
Na terça-feira, 3, foi a vez dos alunos dos cursos de Fotografia e Editor de Projeto Visual Gráfico, do Cept Usina de Arte. Os futuros fotógrafos realizaram exposição com fotografias registradas nas aulas práticas. Os futuros editores visuais da usina distribuíram fôlderes confeccionados por eles, como resultado do que foi produzido durante o primeiro semestre da capacitação. Para o aluno Efraim Brito, “com esse trabalho conseguimos explorar nossa criatividade por meio da nossa cultura, pois mostramos a história do Acre. É gratificante poder mostrar para as pessoas o resultado do nosso empenho”.
A Escola de Gastronomia tomou conta do espaço do Ieptec na Expoacre na quarta-feira, 4. A equipe da unidade levou alunos dos cursos técnicos em Gastronomia e Confeitaria para apresentarem aos visitantes um menu degustação, com saborosas receitas da culinária nortista.
Todo o cardápio foi preparado pela equipe da escola, em conjunto com os alunos, que tiveram a oportunidade de produzir receitas que aprenderam nos momentos práticos dos cursos. Na mesma noite, o espaço do Ieptec recebeu a visita do governador do Acre, Gladson Cameli, que experimentou alguns dos pratos.
A noite de quinta-feira, 5, foi dedicada à equipe e estudantes da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira. Os alunos realizaram aferição de pressão arterial, teste de glicemia e deram orientações gerais aos visitantes quanto à manutenção da saúde humana e animal.
A visitante Leilane Campos comentou sobre as dicas de cuidados que se deve ter com animais domésticos: “Recebi explicações muito interessantes aqui. Descobri que tem alguns alimentos que não posso dar para o meu cãozinho, porque fazem mal, como alho, cebola, tomate e queijo”.
Os alunos do Cept Roberval Cardoso do curso técnico em Agronegócio, demostraram o funcionamento de alguns equipamentos utilizados no laboratório de solos da unidade da rede Ieptec durante a sétima noite de Expoacre. Os visitantes conheceram parte dos muitos equipamentos do laboratório que são utilizados pelos estudantes do centro nas aulas práticas.
Os visitantes tiveram a oportunidade de realizar a inscrição no curso de Piloto de drone que, em breve, será ofertado pelo Ieptec por meio do Cept Roberval Cardoso. Giglineia Soares foi a primeira visitante a fazer sua inscrição no curso. “Fiquei surpresa de chegar aqui e ter essa oportunidade. Vai ser um curso que vai enriquecer o meu currículo e ajudar o nosso estado na agricultura”, disse.
Para o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, “é um privilégio participarmos da feira e poder apresentar os serviços que o Ieptec oferece à população. Estar aqui é sempre uma grande oportunidade de mostrar a relevância que o Ieptec tem na sociedade, enquanto instituição governamental que contribui consideravelmente para a geração de emprego e renda no estado”, ressaltou o gestor.