A homenagem aos pecuaristas que deram início ao desenvolvimento da atividade no Acre marcou a programação da Casa do Produtor, na Expoacre. A solenidade realizada, no noite deste sábado, 7, reuniu autoridades, empresários, amigos e familiares dos homenageados e contou com a presença do governador Gladson Cameli.
A iniciativa do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Agricultura (Seagri) em parceria com Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) foi o primeiro passo para o registro da história do setor que tem importante papel na economia do estado.
Na oportunidade, o governador recebeu a homenagem pelo apoio às iniciativas em prol do desenvolvimento econômico e social do estado. “Cabe a mim, cada vez mais, diminuir a burocracia, aumentar o executar, deixar trabalhar quem quer trabalhar. Vocês sabem o potencial de cada um, e precisamos, juntos, cuidar desse diamante bruto que é o nosso Acre”, disse Cameli.
“ É um reconhecimento por todo o trabalho que fizeram. Imagina quantas histórias há pra contar, vamos também alocar recursos para poder essa memória ficar registrada em livro também”, enfatizou o secretário de agricultura José Luis Tchê.
A outorga do Diploma de Honra ao Mérito da Pecuária foi concedida a quinze pioneiros, dentre eles, e ex-governador Orleir Cameli (In Memorian). “ Tudo que se faz com amor e responsabilidade é isso que colhemos”, disse emocionada a viúva do ex-governador, Beth Cameli, ao agradecer a distinção em homenagem ao marido, que prestou relevantes serviços ao desenvolvimento setor produtivo na região.
Pecuária e desenvolvimento econômico no Acre
Dados do Fórum Empresarial do Acre mostram que a pecuária representa 15,10 milhões do total de empregos no setor, ou seja, 53% do emprego gerado no agronegócio brasileiro é oriundo da pecuária. Quando se trata do Acre, os dados da pecuária são bastante significativos se comparados a outros setores da economia local, ao ponto de se afirmar que a pecuária pode ser considerada a atividade econômica mais consolidada do estado, representando 40% do Valor Bruto da Produção (VBP).
Mas nem sempre foi assim. O presidente da Faeac, Assuero Veronez lembra os desafios quando os primeiros aqui chegaram, ainda na década de 70, ao fim do segundo ciclo da borracha. “ As dificuldades encontradas foram muitas, desde a forma se se plantar pastagem, a variedades de pastagem, qual animal trazer e mais do que isso, como se integrar a sociedade de cultura e costumes de diferentes, tudo isso fez parte dessa história, que na nossa opinião, precisa ser contada, e começa a ser contada hoje, com essas homenagens para alguns, parte dessa memória já foi perdida e há muito ainda que precisam se lembrados”, enfatizou.
Confira todo homenageados
- Alcides Teixeira
- Assuero Veronez
- Adálio Cordeiro
- Brás Pires (In Memorian)
- Dirceu Zamora
- Edilberto Moraes
- Eliezer Teixeira
- José Marcos Leite (In Memorian)
- Jorge Moura
- Orleir Cameli (In Memorian)
- Osvaldo Alves Ribeiro (In Memorian)
- Roque Barreiros (In Memorian)
- Sebastião Gardingo (In Memorian)
- Rames Eleamen
- Valmir Ribeiro