Forças Especializadas da Polícia Penal fazem demonstrações no estande do Iapen na Expoacre

Um dos grandes destaques e que tem feito muito sucesso no estande do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), durante a Expoacre, tem sido as demonstrações das Forças Especializadas da Polícia Penal. Durante as nove noites da feira, as Unidades Especializadas estão se revezando para mostrar à população um pouco do seu trabalho.

Polícias Especializadas fazem demonstração no estande do Iapen durante a Expoacre 2024. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

O chefe do Departamento de Operações Penitenciárias (Deop), Caio Borges, falou um pouco sobre cada uma das forças: “As Unidades Especializadas da Polícia Penal estão aqui na Expoacre, mostrando um pouco do seu trabalho e do seu dia a dia. São compostas pela Divisão Penitenciária de Operações Especiais (DPOE), que é responsável por todas as intervenções e operações em situações de crise no sistema penitenciário”.

“Também temos a Divisão de Serviço de Operações e Escolta (DSOE), que é responsável pelas escoltas de alta complexidade do sistema penitenciário. E temos a Divisão de Operações Com Cães (DOC), que sua principal função é a segurança das unidades prisionais com seus cães nos corredores de segurança. É a Polícia Penal fortalecendo a segurança pública do estado do Acre”, continuou.

Cadela Nikita e policiais penais integrante do DOC participam do estande do Iapen durante a Expoacre 2024. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A cadela Nikita, que é integrante da DOC, fez muito sucesso com a população quando esteve no estande e mostrou um pouco de como é essa parceria entre os policiais e os cães altamente treinados e que fazem um trabalho muito importante.

O policial penal Jackson Abreu, que integra a divisão, falou sobre o trabalho que a DOC realiza dentro das penitenciárias: “A nossa atuação, ela é dentro dos presídios, ela trabalha com guarda e proteção. Hoje nós temos aqui a cadela Nikita, ela está aqui fazendo a apresentação, mostrando o trabalho, a efetividade do nosso serviço. Atuamos nos corredores de segurança, no qual o cão tem a finalidade de evitar as fugas de presos, e temos também a atuação com o faro” explicou Abreu.

DSOEfaz exposição sobre trabalho da divisão no estande do Iapen. Foto: Zayra Amorim/Iapen

A DSOE também esteve presente no estande do Iapen, e despertou a curiosidade das pessoas pelo trabalho que realizam no sistema penitenciário. O policial Penal Francisco Evangelista, que faz parte da divisão, explicou sobre o trabalho que realizam em suas rotinas e deixou o convite para quem quiser saber mais: “nós realizamos escoltas de detentos para estados, municípios e comarcas e para audiências. Estamos aqui na feira e convidamos você que está em casa, para vir aqui no nosso estande”, finalizou Evangelista.

DPOE leva materiais de menor potencial ofensivo para mostrar o trabalho da divisão no estande do Iapen. Foto: Isabelle Nascimento/Iapen

Outra divisão que chamou bastante atenção e gerou curiosidade em quem passava pelo estande do Iapen foi a DPOE, que trouxe uma exposição dos equipamentos usados durante o dia a dia. O coordenador da divisão, João Paulo Mendes, falou sobre a importância de a população conhecer o trabalho das unidades especializadas: “estamos apresentando os nossos equipamentos, os nossos instrumentos de menor potencial ofensivo. A gente está aqui para mostrar para a população a importância de ter um grupo, dentro do presídio, que trabalha na prevenção e controle de qualquer tipo de distúrbio ou motim”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter