Prova de Três Tambores reúne famílias e amigos na Arena de Rodeios e Esporte Equestres da Expoacre

A prova equestre de Três Tambores é um teste de velocidade, em que cavalo e cavaleiro realizam um percurso onde estão dispostos, de forma triangular, três tambores. Na Arena de Rodeios e Esporte Equestres da Expoacre, 77 competidores de várias localidades participaram da prova realizada na quinta-feira, 5, na Arena de Rodeios e Esporte Equestres da Expoacre. O tempo alcançado pelos competidores está equiparada ao patamar nacional, que é abaixo de 18 segundos, o que requer tempo de treinamento e nível de qualidade dos animais.

Prova de Três Tambores foi realizada na Arena de Rodeios e Esporte Equestres da Expoacre. Foto: Marcos Santos/Secom

Os ganhadores da categoria aberta e feminino irão representar o Acre em 2025, na Copa dos Estados, realizada em Tietê (SP). Nauana Roque, competidora, iniciou sua vida no esporte com 6 anos de idade, tendo no seu currículo uma premiação de vice-campeã na Copa dos Estados, representando o Acre em 2019.

“O esporte de três tambores é um mix de sentimentos, tanto para o competidor quanto para o público, engaja beleza, elegância, velocidade e habilidade. Pra mim a melhor sensação é estar na pista, com meu cavalo, onde formamos um elo. Agradeço ao governo e a NBHA [Federação National Barrel Horse Association of Brasil] pela oportunidade de nos apresentarmos na Expoacre e podermos compartilhar nossos conhecimentos com o cavalo”, afirmou.

Ganhadores da categoria aberta e feminino irão representar o Acre em 2025 na Copa dos Estados. Foto: Marcos Santos/Secom

Todo o valor arrecado nas inscrições da categoria Test Horse (apresentação) será doado para o Hospital de Amor do Acre. Ao todo, nove categorias gerais participaram do campeonato, sendo Kids, Feminina, Jovem A, Aberta Jr, Master, Jovem C, Potro Futuro, Jovem B e Aberta.

“Hoje foi a prova dos Três Tambores e também a grande final do nosso campeonato, porque a gente começou em maio e agora a nossa etapa final tá sendo aqui na Expoacre. O diferencial é que é um ‘esporte família’. Temos competidores de vários lugares”, afirmou a diretora da NBHA-AC, Cida Valadão.

“Não perco uma Expoacre, a competição tá muito boa”, opinou Édson Araújo, zelador de cavalos desde os 8 anos de idade.

Já a amazonense Joice Oliveira, que mora no Acre há cinco anos, disse: “A Expoacre é um evento muito bom, cultura diferenciada, gosto muito das provas, principalmente quando vejo as crianças”.

Os ganhadores de cada categoria foram:

Kids – Maria Alice Andrade

Feminina – Bruna Andrade

Jovem A – Gabriele Oliveira

Aberta Jr – João Pedro Oliveira

Master – Assis França

Jovem C – Damião Guimarães da Silva

Potro Futuro – Damião Guimarães da Silva

Jovem B – Luiz Aguiar

Aberta – Roniglessy da Silva

Confira como ficou a distribuição da premiação

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter