Funtac promove sociobiodiversidade acreana na Expoacre

A Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) está marcando presença na Expoacre com um estande dedicado à promoção da sociobiodiversidade acreana. No evento, que é a maior feira de negócios do Acre, a Funtac promove uma plataforma para apresentar os resultados de seus projetos voltados para a valorização da sociobiodiversidade e da bioeconomia local.

O espaço destaca produtos das comunidades apoiadas pela instituição. Foto: José Caminha/Secom

O espaço destaca produtos e serviços desenvolvidos em parceria com cooperativas e comunidades locais. Segundo Iuçara Souza, presidente da Funtac, o estande foca na transferência de tecnologia e conhecimento, essencial para o desenvolvimento de produtos funcionais no estado. “Estamos trabalhando para gerar um network entre cooperativas e a sociedade, promovendo o intercâmbio de produtos com o Peru e outros visitantes internacionais”, afirma.

Débora Verçosa, chefe do Departamento de Projetos e Pesquisas da Funtac, explica que o estande não apenas exibe os materiais produzidos pela fundação, mas também serve como uma vitrine para os serviços oferecidos à população. Entre as comunidades destacadas estão a Coopercintra, que trabalha com a manteiga de murmuru e já possui contratos com grandes empresas como a Natura; a Sociedade Agrícola Acenom, que se dedica ao cultivo de cacau e à produção de chocolate artesanal; e a comunidade Amuralha, que fabrica sabonetes e velas aromáticas utilizando óleos vegetais da Amazônia.

Equipe da Funtac durante o evento. Foto: José Caminha/Secom

Além de expor esses produtos, a Funtac está comercializando-os no evento, oferecendo aos visitantes a oportunidade de conhecer e adquirir itens que são resultado direto das cadeias produtivas apoiadas pela fundação. A iniciativa visa fortalecer a bioeconomia acreana e promover a integração entre o homem e a biodiversidade da região, um conceito fundamental para a sociobiodiversidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter