Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas faz trabalho de verificação e orientação na Expoacre

Com o objetivo de garantir a segurança da população, a Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (Umep) está presente nas nove noites de Expoacre. Uma portaria, publicada no dia 26 de agosto, pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) estabeleceu a proibição da presença e permanência de pessoas monitoradas no Parque de Exposições Wildy Viana e nos seus entornos, no período em que ocorre a realização da Feira Agropecuária, salvo pessoas monitoradas com autorização de trabalho na região citada. Por isso, os policiais penais atuam, tanto no perímetro em torno no parque de exposições, quanto dentro da área onde a feira é realizada.

Servidores da Umep durante trabalho de verificação e orientação no Parque de Exposições. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Vinícius D’anzicourt, diretor da Umep, explicou como este trabalho é feito “Então, nós estamos desenvolvendo um trabalho de orientação às pessoas monitoradas, tendo em vista a portaria do Tribunal de Justiça, que estabeleceu como área de exclusão o parque de exposições e as suas imediações. Se verificado que a pessoa não tem autorização a equipe vai abordar para tentar identificar qual a atividade a pessoa tá desenvolvendo ali no parque. Pode ser que ele esteja trabalhando catando latinha, vendendo água não se atentou que precisava pedir autorização anteriormente. Estando trabalhando pode permanecer e desenvolver a atividade, mas os que não estiverem trabalhando, vão ser orientados a retornar à residência. Em caso de descumprimento, a Umep adotará os procedimentos legais cabíveis”.

Diretor da Umep disse que trabalho é realizado durante as nove noites de Expoacre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Para além desse trabalho de orientação, a Umep também realiza um trabalho descaracterizado com uma equipe ostensiva, trabalhando nas imediações, garantindo a segurança no perímetro. A população aprovou a medida.

Otacílio Machado aproveitou o domingo para visita a feira com a família. Ele disse que se sentir seguro é primordial. “Muito importante, né? Porque a gente vem com família, e esse lado de segurança é sempre primordial. Então, nos dá mais segurança, e principalmente algo que eu não estava sabendo, né? Que tem esse serviço ao redor da feira toda, nessa localização que é onde abrange muita gente, muitas famílias vêm aqui, e isso é importantíssimo”, afirmou o popular.

Popular elogiou o trabalho feito pela Polícia Penal na Expoacre. Zayra Amorim/Iapen

O diretor da Umep disse que, até o momento, não foi detectado nenhuma situação grave e que o trabalho de verificação e orientação feito pela Unidade de Monitoramento Eletrônico de Pessoas será feito, com muito empenho, no Parque de exposições até o dia 8 de setembro.

População pode se divertir com segurança na Expoacre. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Tiênio Costa, diretor Operacional do Iapen acompanha com atenção aos trabalhos desenvolvidos pela Polícia Penal nos dias da feira, ele diz que este trabalho é de suma importância para a população que visita a feira, tendo em vista o total controle das pessoas em situação de monitoramento eletrônico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter