Governo realiza operações integradas e fortalece monitoramento dos focos de calor em Tarauacá

A equipe técnica do Gabinete de Crise do governo do Acre, voltado a situações de seca e queimadas ocorridas no estado, visitou, durante esta semana, o município de Tarauacá, para prestar auxílio à população, que sofre com os impactos da estiagem severa e de focos de calor.

Durante a visita, foi detectado um aumento significativo de focos de calor na localidade. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), em julho deste ano, houve um aumento de 200% nesse tipo de ocorrência, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Corpo de Bombeiros intensifica ações com período crítico de queimadas. Foto: Marcus Vicentti/Secom

O capitão do CBMAC, Carlos Freitas Filho, esclareceu que, Tarauacá é o quarto município do estado com mais incidências de focos de calor, ficando atrás apenas de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Feijó.

Capitão do CBMAC, Carlos Freitas Filho é integrante do Gabinete de Crise. Foto: Pedro Devani/Secom

“Objetivando a redução desses números, estamos realizando operações integradas e fortalecendo também o monitoramento na Sala de Situação. Temos em vista que muitos desses focos não correspondem efetivamente a incêndios descontrolados e sim a queimas, em tese controladas, mas que são proibidas e necessitam de atuação do Estado, em virtude do momento crítico que estamos passando”, declarou o capitão.

O governo do Acre vai trabalhar em parceria com a prefeitura local para combater e prevenir queimadas na cidade, principalmente em setembro, que costuma ser o mês mais crítico.

Vice-prefeito de Tarauacá, Raimundo Maranguape (à direita) agradeceu o apoio do Gabinete de Crise. Foto: Pedro Devani/Secom

O vice-prefeito de Tarauacá, Raimundo Maranguape, agradeceu a parceria do Gabinete de Crise com a prefeitura para amenizar os impactos da seca severa e queimadas. “Eu só tenho a agradecer ao governo do Acre pela parceria e ajuda neste momento de crise, principalmente a nós, que estamos distantes da capital”, declarou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter