Secretaria de Obras avança na futura Orla do Quinze com início da etapa de concretagem

De forma planejada, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), iniciou nesta sexta, 23 de agosto, os serviços de concretagem na Orla do Quinze, no Segundo Distrito de Rio Branco, com o lançamento dos primeiros metros quadrados de argamassa para preenchimento do colchacreto e bolsacreto, que têm como objetivo a estabilização da encosta para contenção do Rio Acre.

O avanço na obra da Orla do Quinze visa assegurar que o histórico Boulevard Augusto siga devidamente preservado e volte a ser um espaço seguro de lazer para as famílias acreanas e visitantes.

Intervenção é de alta relevância para a contenção do avanço do Rio Acre. Com a obra, toda a história do Segundo Distrito será preservada. Foto: Pedro Devani/Secom

De acordo com o gestor da Seop, Ítalo Lopes, a etapa de concretagem é um marco que representa a evolução da obra e reforça o compromisso do governo com a população, principalmente com os moradores e comerciantes do entorno da orla.

“Seguimos a programação estabelecida pelo governador Gladson Cameli, com todo o processo da obra – do planejamento à execução -, sendo sempre amplamente discutido, inclusive com a comunidade. Este primeiro dia de concretagem é um momento muito importante por todo o empenho que exercemos, desde as intervenções no ano passado, para podermos, de fato, iniciar agora as contenções da orla”, ressalta.

Imagem aérea da Boulevard Augusto Monteiro, onde será a futura Orla do Quinze. Foto: Pedro Devani/Secom

O engenheiro civil e fiscal da obra, Ronaldo Matos, explicou como funcionará a execução dos serviços para a contenção do rio.

“Durante todo o período da obra, ocorrerão concretagens em determinados trechos até alcançarmos a extensão total da Orla do Quinze. Para isso, trabalhamos na preparação da área de talude, garantindo a estabilidade do aterro, para que os trechos possam receber o colchacreto, a contenção a ser utilizada aqui, e, posteriormente, receber o bolsacreto, que auxiliará nesse serviço de contenção”, explica.

Estado aproveita o verão para avançar com serviços de engenharia na Orla do Quinze. Foto: Pedro Devani/Secom

Em meados de junho, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), responsável pela gestão dos recursos federais, esteve no Acre para acompanhar a evolução da Orla do Quinze. As intervenções, realizadas no trecho em frente ao Mercado do Quinze e próximo à escola Dr. Carlos Vasconcelos, também contam com suporte técnico da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) e são acompanhadas pelos órgãos de controle.

“Agradecemos o apoio das entidades do Estado e da Sudam. Esta tem nos garantido a liberação de recursos para obras de grande impacto no estado”, frisa Lopes.

A partir das obras públicas, Estado amplia as oportunidades de trabalho e renda para milhares de operários da construção civil. Foto: Pedro Devani/Secom

Com as obras públicas em pleno avanço, milhares de postos de trabalho diretos são gerados no estado, fortalecendo a economia e beneficiando toda a população do Acre.

Sobre a Orla do Quinze

Com 372 metros de extensão, a Orla do Quinze abrange a Boulevard Augusto Monteiro, até a curva do Rio Acre, valorizando a região. No local, está prevista também a construção do Museu Tecnológico, quatro quiosques, duas praças da saudade, 42 bancos e três paradas de ônibus. Os moradores e turistas poderão visitar áreas verdes, com a possibilidade de apreciar a vista a partir dos mirantes.

Projeção gráfica da futura Orla do Quinze. Ilustração: Marcos Haluen/Seop

A obra estruturante é fruto do Convênio n° 905179/2020, entre o governo do Acre e o governo federal, por intermédio da autarquia vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Os investimentos são provenientes de recursos próprios do Estado, no valor de aproximadamente R$ 4 milhões, e de emenda parlamentar da ex-deputada federal Vanda Milani, de R$ 17 milhões.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter