Dia da Mulher com cidadania

Senadora Marina Silva participou da abertura das atividades. Serviços oferecidos até as 17 horas contemplam expedição de documentos, orientação para os direitos e saúde e beleza

projeto_mulher_3.jpg

Denise Oliveira e Adriana Fernandes moram no seringal Vila Nova e gostaram da oportunidade de ter acesso a vários serviços no mesmo dia (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Denise Oliveira, grávida de sete meses, e Adriana Fernandes, que há três dias deu à luz o menino Henrique, vieram do seringal Vila Nova, próximo a Capixaba, para tirar documentos de identidade durante o Projeto Mulher Cidadã.

A oportunidade de acesso a vários serviços de uma só vez facilita a vida das moças que não podem sair com muita facilidade do local onde moram. A ação é realizada em parceria entre a prefeitura de Rio Branco, Governo do Estado, Governo Federal e Projeto Cidadão, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8 de março.

Desenvolvido em sistema de mutirão até as 17 horas deste sábado em frente à Casa Rosa Mulher, no bairro Cidade Nova, o projeto segue quatro linhas de atuação: documentação, saúde, beleza e orientação para os direitos. A escola de ensino infantil Willy Viana serviu de abrigo para serviços como a expedição de documentos de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento e atividades lúdicas.

As mulheres podem fazer exames de glicemia, preventivo de câncer, aferir pressão arterial, receber vacinas e orientações sobre direitos trabalhistas, previdenciários, do consumidor e de saúde. "Essa é uma oportunidade para as mulheres que têm tanta carência nessa área de documentação. Um mutirão ajuda muito", justifica Rose Scalabrin, coordenadora Municipal da Mulher.

projeto_mulher_2.jpg

Maria Rosélia Nascimento, aluna da Casa Rosa Mulher, aproveitou para colocar a saúde em ordem no Projeto Mulher Cidadã (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A costureira Maria Rosélia Barbosa do Nascimento há dois anos não perde as ações da Casa Rosa Mulher. Foi lá que começou a construir a sua profissão com cursos de corte e costura. Na fila do teste de glicemia, ela levou a filha e a neta para usufruir os serviços. "Antes não sabia enfiar uma linha na agulha. Agora estou me preparando para comprar minha terceira máquina", comemora.

Participam ainda do Projeto Mulher Cidadã a Polícia Militar, a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Setul) e o Procon. A senadora Marina Silva diz que é motivo de satisfação fazer parte desse esforço de superação que as mulheres empreendem. "Só haverá igualdade quando pudermos caminhar com as duas pernas – a do masculino e a do feminino -, que é quando há equilíbrio."

O Projeto Mulher Cidadã se encerra às 17 horas com um casamento coletivo, oficializando as uniões que forem feitas ao longo dia. Quem quiser casar durante o projeto deverá levar a documentação até o início da tarde.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter