Saúde Itinerante do Estado e Ministério Público realizam ação no Bairro Leonardo Barbosa, em Brasileia

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Ministério Público, promoveu uma ação de saúde, neste sábado, 17, na comunidade do bairro Leonardo Barbosa, em Brasileia.

Equipe do Saúde Itinerante, na ação da comunidade do bairro Leonardo Barbosa, em Brasileia. Foto: Cedida

A iniciativa, que integra a 130ª edição do projeto “MP na Comunidade”, junto com o Saúde Itinerante Multidisciplinar Especializado, teve como objetivo atender a população mais atingida pela cheia do Rio Acre, oferecendo cuidados médicos essenciais. A ação, realizada na Escola Municipal Élson Dias Dantas, contou com a participação de médicos e auxiliares do Exército.

Sônia Silva, moradora de Brasileia, relatou a importância da ação para sua saúde. Foto: Cedida

Sônia Silva, de 52 anos, moradora de Brasileia, relatou a importância da ação para sua saúde: “Há três dias, estava com febre e dores de cabeça. Soube da ação pela rádio e consegui atendimento adequado com um clínico-geral. Foi um alívio poder contar com essa ajuda perto de casa.”
Os atendimentos incluíram serviços de clínica-geral, ginecologia, odontologia, enfermagem e pediatria. No total, foram realizados 265 atendimentos, abrangendo tanto crianças quanto adultos que necessitavam de atenção médica especializada.

Jociléia Furtado, assistente social da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre. Foto: Cedida

Jociléia Furtado, assistente social da Divisão de Saúde Itinerante Especializada da Sesacre, destacou a importância da ação: “O objetivo principal é oferecer cuidados de saúde integrais às crianças e aos adultos que necessitam de atenção especializada, contribuindo para a redução da fila de espera no Sistema de Regulação Estadual.”

Atendimento pediátrico às crianças da comunidade em Brasileia. Foto: Cedida

A presença de profissionais capacitados, incluindo a colaboração do Exército, visou garantir um atendimento eficiente e humanizado, trazendo alívio e suporte para as famílias que enfrentam as consequências das cheias.

“Retornamos para atender a comunidade local devido a última enchente”, disse Rosa Martins. Foto: Cedida

Rosa Martins França da Costa, assessora responsável pelo programa MP na Comunidade, reforçou o compromisso do Ministério Público com o bem-estar da população local: “Estamos aqui em Brasileia mais uma vez, na nossa 130ª edição. O município foi fortemente impactado pela última enchente e o bairro Leonardo Barbosa foi um dos mais afetados. Estivemos aqui no ano passado, com um projeto voltado para as comunidades indígenas, e agora retornamos para atender a comunidade local devido a alagação. Hoje, contamos com oito pessoas da promotoria de Brasileia, 12 de Rio Branco e o apoio nesta ação.”

Mobilização demonstrou o comprometimento das instituições públicas em assegurar o direito à saúde, especialmente em tempos de crise. Foto: Cedida

A mobilização demonstrou o comprometimento das instituições públicas em assegurar o direito à saúde, especialmente em tempos de crise. A participação ativa da comunidade foi fundamental para o sucesso da iniciativa, que se propôs a mitigar os impactos das cheias e garantir assistência médica a quem mais precisa.

Essa ação no bairro Leonardo Barbosa foi mais um exemplo do esforço conjunto para proporcionar cuidados de saúde em momentos críticos. Foto: Cedida

Essa ação no bairro Leonardo Barbosa foi mais um exemplo do esforço conjunto para proporcionar cuidados de saúde em momentos críticos, oferecendo esperança e suporte às comunidades mais vulneráveis do Acre.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter