Sema e Imac apoiam MP na Comunidade e levam Circuito Ambiental para escolas rurais de Brasileia

Alunos de escolas públicas da zona rural de Brasileia, no interior do Acre, estão participando de diversas atividades educativas voltadas para a conservação e preservação ambiental, em resposta à situação de emergência decretada em todos os municípios do estado devido à seca severa.

A ação, que ocorre entre os dias 14 e 17 de agosto, é promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente (Imac), em parceria com o programa MP na Comunidade, do Ministério Público do Estado do Acre (MP-AC).

Circuito tem como objetivo promover a sensibilização ambiental entre crianças, jovens e adultos. Foto: Ascom/Imac

Equipes de Educação Ambiental da Sema e do Imac estão realizado o Circuito Ambiental no município, uma iniciativa que visa promover a sensibilização ambiental entre crianças, jovens e adultos. As atividades são projetadas para serem lúdicas e interativas, refletindo a realidade local.

Segundo a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, a educação ambiental desempenha um papel fundamental na formação de futuros cidadãos conscientes.

“Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos com os alunos não apenas sobre a importância da conservação e preservação ambiental, mas também sobre como aplicar esses conhecimentos em suas vidas diárias e dentro de suas famílias. Acreditamos que a mudança começa na base, com a educação de crianças e jovens que se tornarão agentes de transformação em suas comunidades”, ressaltou a gestora.

Ação é realizada em parceria com o programa MP na Comunidade, do Ministério Público do Acre. Foto: Ascom/Imac

A secretária municipal de Educação de Brasileia, Sandra Lins, agradeceu a iniciativa. “Obrigada a todos os profissionais que participaram, acreditando que vale a pena investir na aprendizagem de nossos alunos, trazendo temáticas tão importantes como a proteção do meio ambiente”, agradeceu.

Fazem parte das atividades: o Tapete Caminhando pelo Acre, uma trilha educativa que explora curiosidades sobre as cidades do Acre e questões ambientais; o Flanelógrafo, um instrumento que, de forma lúdica, aborda a biodiversidade e o ciclo da água; a sala de impactos ambientais, espaço dedicado a demonstrar os efeitos das ações humanas no meio ambiente; jogos da memória, que ajudam a fixar conceitos e informações sobre o meio ambiente; e o Cine Verde.

Crianças aprendem de forma lúdica e interativa sobre questões ambientais e de cuidados com a natureza. Foto: Ascom/Imac

Pedro Lucas, de 9 anos, contou sobre o que mais gostou na experiência. “O que mais gostei foi do flanelógrafo que mostrou os animais, o sol, a chuva, e tudo o que pode e o que não pode fazer, por conta do desmatamento”, disse.

Mais de 350 alunos já foram alcançados pela ação que acontece até este sábado, 17. Entre as unidades de ensino que recebem o Circuito estão a escola Conci Alves de Melo e a Valdomiro Ferreira Barroso, na BR-317; a Francisco Germano da Silva, na Estrada do Pacífico; e a escola Élson Dias Dantas, localizada na sede do município.

A gestora da escola Francisco Germano da Silva, Maria Benizes, destacou a importância do trabalho de sensibilização para o cuidado com as florestas. “O circuito é muito importante para conscientizar nossas crianças sobre a importância que tem a prevenção, o cuidado com as nossas matas. Além disso, as crianças poder levar essa palavra, essa mensagem, para as famílias”, analisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter