Parceria entre Fundhacre e Semsa leva atendimento odontológico a pacientes com doenças renais

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) recebeu o programa Produzindo Sorrisos, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em uma ação ocorrida nesta quarta, 14, e quinta-feira, 15. A parceria com a Prefeitura de Rio Branco levou duas vans odontológicas diretamente ao Serviço de Nefrologia da Fundação, com o objetivo de fornecer atendimento essencial a pacientes com doenças renais.

Parceria entre Fundhacre e Semsa leva atendimento odontológico a pacientes com doenças renais
Vans foram instaladas na área externa do Serviço de Nefrologia. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O programa itinerante Produzindo Sorrisos oferece uma ampla variedade de serviços odontológicos, desde orientações sobre higiene bucal até procedimentos mais complexos, como restaurações e exodontias. O serviço prepara os pacientes para a fila de transplante de rins, garantindo que sua saúde bucal esteja em dia, o que é necessário para o sucesso do tratamento.

Dora Lima, coordenadora do Serviço de Nefrologia da Fundhacre, ressaltou a importância da parceria: “É uma honra trazer serviços especializados para mais próximo dos nossos pacientes nefropatas. A Semsa possui vans especializadas que atenderam às necessidades dos nossos pacientes de forma excepcional”.

Coordenadora da Nefrologia, Dora Lima, agradeceu a parceria. Foto: Luanna Lins/Fundhacre

“Para nossos pacientes com múltiplas comorbidades, o tratamento dentário muitas vezes é o último a ser procurado devido às dificuldades de acesso. Este programa tem sido extremamente benéfico, não apenas para os pacientes, mas também para seus familiares, que também puderam ser atendidos”, declarou a médica Luciene Pereira, responsável técnica pelo Serviço de Nefrologia da Fundação.

Luciene Pereira, responsável técnica pela Nefrologia. Foto: Luanna Lins/Fundhacre

Helanne Domingos, gerente do Departamento de Saúde Bucal da Semsa, complementou: “Foi um privilégio atender ao pedido da Associação dos Pacientes Renais Crônicos e Transplantados do Estado do Acre (Apartac). Nosso departamento trabalhou para oferecer um atendimento completo e de qualidade, proporcionando uma gama de serviços por meio das vans odontológicas”.

“Muitos dos pacientes estão na fila de transplante e precisam de uma avaliação completa. Realizamos todos os procedimentos necessários e fornecemos um laudo para assegurar que eles estão aptos para a cirurgia, sem risco de infecção na cavidade oral”, explicou Luzanira Nascimento, cirurgiã-dentista atuante no programa.

Luzanira Nascimento atendeu mais de 30 pacientes ao longo dos dois dias. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Maria Cavalcante, de 65 anos, compartilhou sua experiência: “Sou paciente aqui há três anos. Passei por uma extração de dente e estou muito satisfeita com o atendimento. Estou entrando na fila do transplante de rins e precisava desse cuidado. Achei tudo muito bom, graças a Deus”.

Dona Maria teve um dente extraído e parabenizou a equipe responsável. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Durante os dois dias de atendimento, foram realizados 253 procedimentos para 54 pacientes. Entre os procedimentos realizados estavam extrações, restaurações e limpezas, atendendo às diversas necessidades odontológicas dos participantes. A ação conjunta entre o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco pôde agilizar o tratamento e a aptidão para os tão esperados transplantes renais, realizados no complexo hospitalar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter