A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, participou nesta terça-feira, 13, de uma reunião com a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE), Naluh Gouveia. O encontro, que reuniu diversos representantes da agenda ambiental, objetivou fazer o acompanhamento das políticas públicas para que os gestores dos órgãos e secretarias presentes fossem ouvidos acerca das ações desenvolvidas nesse período de seca.
A gestora da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) afirmou que o governo está empenhado em coibir os ilícitos ambientais, mas que também se mostra atuante no que diz respeito à sensibilização da sociedade quanto ao enfrentamento e atuação conjunta entre Estado e sociedade.
“Precisamos, para além do governo, de ações conjuntas e integradas entre a sociedade e os órgãos que compõem a agenda ambiental neste momento de seca severa que enfrentamos. Na Sema, temos ações de educação ambiental, em conjunto com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), com um trabalho de sensibilização. Temos enfrentado desde o ano passado dois extremos: a cheia e a seca, então, estamos atuantes e unidos, por meio do nosso Comitê de Ações Integradas, para que possamos passar por esse momento crítico”, afirmou a secretária Julie Messias.
Dentre os representantes presentes estavam o presidente do Imac, André Hassem, que falou sobre a fiscalização realizada pelo órgão; o presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre (IMC), Leonardo Carvalho; o secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Carlos Alberto Nasserala; representantes da Defesa Civil Estadual, Associação dos Municípios do Acre (Amac), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), entre outros.
Na oportunidade, a conselheira Naluh Gouveia, que é relatora das contas de governo neste ano de 2024, falou do lançamento da plataforma de monitoramento da qualidade do ar que deve ser colocada em execução em setembro.
“Estamos vivendo um momento crítico no que diz respeito às queimadas e ao desmatamento, mas sabemos do compromisso de todos vocês nessa atuação. Queremos ser parceiros para tentar coibir esses crimes ambientais”, explicou.
Sobre o painel
O Painel de Indicadores Ambientais do Acre do TCE é desenvolvido com o objetivo de estabelecer número relacionados à situação do meio ambiente no estado, a fim de monitorar as políticas públicas da área ambiental. Segundo a conselheira, possibilita uma avaliação do sistema de gestão ambiental governamental, adotando uma abordagem integrada para a segurança ambiental, visando a melhoria da qualidade de vida e o bem-estar da população.
“Essa atuação do TCE, junto ao Executivo, para o aprimoramento das políticas públicas, na garantia de maior eficiência da execução das ações, é de extrema importância. Os indicadores são uma importante ferramenta para tomada de decisão, a partir da análise dos dados e da informação consolidada em um ambiente de governança de dados”, reforçou a secretária Julie Messias.