Com o objetivo de incentivar a participação de empresas acreanas na Expoalimentaria 2024, o governo do Acre, por meio da Agência de Negócios do Estado (Anac S.A) e da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), em conjunto com a Secretaria de Planejamento (Seplan) e Administração da Zona de Processamento de Exportação (AZPE), se reuniu nesta quinta-feira, 8, com representantes do Poder Legislativo, setor produtivo, federações e associações representativas do setor industrial.
“No ano passado, a mobilização do governo, em parceria com o Sebrae e federações, garantiu a participação de pelo menos 30 expositores, um trabalho que obteve resultado positivo. Hoje vemos as exportações crescendo, com as empresas locais conquistando novos mercados, e este ano não podemos ficar de fora”, enfatizou o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita, ao abrir o encontro.
A presidente da Anac, Waleska Bezerra, detalhou as ações que já vêm sendo executadas, para viabilizar a presença das empresas acreanas no Pavilhão Brasil, durante a feira de alimentos realizada em Lima, no Peru: “Da parte do governo, já iniciamos as tratativas para garantir um bom espaço. A ideia é ter um estande maior, ampliar também o número de expositores. O objetivo é concluir o processo de preparação o mais breve possível. Alguns empresários estarão lá, mas a ideia também é apoiar aqueles que não poderão ir, mas pretendem aproveitar a oportunidade para divulgar seus produtos”.
Para o presidente da Indústria de Alimentos do Acre, José Luiz Assis Felício, a iniciativa é uma oportunidade para que as empresas possam apresentar seus produtos com o nível que a feira exige. “Cabe ao sindicato isso: unir as empresas de informações, de embalagens modernas, de produtos com qualidade, que atendam aos critérios exigidos”, enfatizou.
De olho em novos mercados, a indústria de alimentos Miragina, Rações Nutrak, Bebidas Quinari e Casa do castanheiro já confirmaram participação no evento que reúne empresas da América Latina, fornecedores e consumidores.
Sobre a Expoalimentaria
A Expoalimentaria é uma das mais importantes da América do Sul. Este ano, o evento acontece de 25 a 27 de setembro, em Lima, no Peru, reunindo expositores dos setores de alimentação, bebidas, serviços, máquinas, equipamentos e embalagens.
As empresas participantes vão expor seus produtos no Pavilhão Brasil.
Quem pode participar?
Empresas da indústria de alimentos e bebidas, empresas comerciais exportadoras, tradings, entidades setoriais e cooperativas, desde que para a promoção exclusiva de produtos brasileiros.