Empresários do setor industrial do Acre conhecem rota de transporte para a exportação e importação de produtos a partir do Porto de Chancay

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), reuniu nesta quinta-feira, 8, no auditório do Nobile Hotel, em Rio Branco, empresários do setor industrial para apresentar a rota de transportes prospectada pela Cosco Shipping para a exportação e importação de produtos a partir do Porto de Chancay, em Lima, no Peru, para o Acre.

Encontro reuniu empresários de vários setores da indústria acreana que debateram viabilidade econômica da rota apresentada pela Cosco Shipping. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

Uma carreta com carregamento experimental chegou nesta quarta-feira em Senador Guiomard. A viagem piloto faz parte do plano estratégico do governo do Estado de firmar uma cooperação com a empresa Cosco Shipping, no sentido de transformar a ZPE em um centro de distribuição e logística para apoiar cargas oriundas da Ásia.

Durante a reunião, o titular da Seict, AssurbanÍpal Mesquita, explicou que, por decisão da Cosco Shipping – empresa que administra o terminal de alta capacidade , o transporte de cargas será efetuado via Porto de Matarani, localizado em Arequipa. “Um navio sairá diariamente do Porto de Matarani, fazendo conexão com o Porto de Chancay. Estudo mostra que esse é o percurso mais viável economicamente”, informou.

O operador de transportes do grupo Kala, John Llontop, falou sobre o trajeto de 2.700 km feito na viagem piloto que saiu de Lima, no Peru, até a Zona de Processamento e Exportação (ZPE-AC), em Senador Guiomard. O grupo Kala presta serviços de logística e transportes à Cosco Shipping.

Empresa que faz logística para a Cosco Shipping garantiu que o percurso mais curto é viável para empresários do setor de exportação e importação. Foto: Sabrina Salomon/Seict

“Esse estudo de viabilidade da Rota Quadrante Rondon será enviado à diretoria da empresa que administra o Porto e ao governo do Acre para o aperfeiçoamento de toda a logística de transportes”, garantiu Llontop.

A presidente da Agência de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, afirmou que desde a retomada pelo governo federal e o governo do Acre do uso da Rota Quadrante Rondon como principal acesso ao Pacífico, “um grupo de trabalho busca a consolidação do regime especial de comércio transfronteiriço entre Brasil e Peru”.

A presidente do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas e Transportadores Autônomos do Estado do Acre (Setacre), Nazaré Cunha, falou sobre a importância da logística reversa, a chamada carga de retorno para empresas que utilizam o percurso da rota Quadrante Rondon e da necessidade do maior número de empresas credenciadas para a realização do transporte internacional. Outra obra importante na consolidação do corredor é a de conclusão do Anel Viário entre os municípios de Brasileia e Epitaciolândia, com 95% de investimentos concluídos pelo governo do Estado do Acre.

Participaram, ainda, da reunião de trabalho o presidente da AZPE, Allan Lima; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre, José Adriano Ribeiro; o presidente da Federação de Agricultura do Estado do Acre, Assuero Veronez; o presidente do Sindicato de alimentos, José Luiz Felício, e outros empresários do setor industrial.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter