Educação do Acre promove palestra sobre consumo consciente nas escolas da rede estadual

A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), por meio da Divisão de Educação Ambiental, realizou na manhã desta quinta-feira, 8, na Escola Padre Diogo Feijó, em Rio Branco, uma palestra sobre consumo consciente, para turmas de 8º ano do ensino fundamental.

A palestra foi conduzida pelo professor Esmael Soares, com apoio das professoras Auricélia Ruela e Disneide Lopes. Houve uma forte interação com os estudantes, que foram incentivados a refletir sobre suas ações diárias e a buscar soluções para problemas ambientais.

Palestra sobre consumo consciente promoveu reflexão sobre ações diárias e a busca de soluções para problemas ambientais. Foto: Stalin Melo/SEE

“Estamos desenvolvendo essa palestra com informações sobre ações de consumo consciente, que precisam fazer parte do nosso dia a dia. Eu costumo dizer que são pequenas ações que promovem grandes mudanças e hoje nós estamos aqui na Diogo Feijó, desenvolvendo esse trabalho”, destacou Esmael.

A palestra teve um impacto direto nos alunos, como relatou Maria Eduarda, de 13 anos: “A partir de agora, vou reciclar mais o lixo, vou ter mais cuidado com o meio ambiente e, acima de tudo, não jogar lixo na rua para não prejudicar mais o nosso mundo”.

Rebeca Alice, também de 13 anos, reforçou a importância do evento. “O que eu achei bom dessa palestra foi que ensina os alunos a consumir menos coisas na escola e em casa e também a tomar mais cuidado. Isso foi muito bom para todos os alunos que não têm muito conhecimento sobre essas coisas”, avaliou.

Palestra integra uma série de ações da SEE que estão sendo desenvolvidas em escolas estaduais. Foto: Stalin Melo/SEE

O trabalho integra uma série de ações da SEE que estão sendo desenvolvidas em escolas estaduais, tanto urbanas quanto rurais, abrangendo o ensino fundamental e médio, na capital e no interior do estado, usando como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Este ano, o Programa Escola Verde, uma das iniciativas da SEE, já alcançou 30 escolas. Além das palestras, são promovidas oficinas de produção de mudas, compostagem e outras atividades voltadas à sustentabilidade, mobilizando mais de duas mil pessoas até o momento.

Professor Esmael Soares: “Pequenas ações promovem grandes mudanças”. Foto: Stalin Melo/SEE

A SEE vem reforçando a importância da preservação e conservação do meio ambiente por meio de programas e projetos que visam formar cidadãos conscientes das questões ambientais. Essas ações complementam o trabalho realizado em sala de aula, estimulando os alunos e a comunidade escolar a colocam em prática os conceitos trabalhados.

O Departamento de Inovações Educacionais e Mídia Digitais da SEE oferece um cardápio diversificado de atividades executadas pela Divisão de Educação Ambiental, permitindo que as escolas escolham os temas a serem abordados, de acordo com suas necessidades e contextos específicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter