O Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Ceflora, esteve presente na Expoacre Juruá 2024, de 31 de julho a 4 de agosto, em Cruzeiro do Sul. Os estudantes do centro levaram diversas informações sobre os cursos oferecidos na unidade aos visitantes do estande.
Foram apresentadas atividades desenvolvidas pelos alunos do curso técnico em Desenho da Construção Civil, uma formação inédita no Acre e que é oferecida pelo governo do Estado. Segundo a coordenadora do Ceflora, Raylene Cameli, “o governador ficou muito encantado com o nosso curso. Ele, como engenheiro, sabe da importância de um curso desses para o estado, por ser a única formação que temos na área, e oferecida de forma gratuita”.
Engenheira civil e presidente do Conselho Regional de Engenharia do Acre (CREA), Carmen Nardina conheceu o trabalho apresentado pelos alunos do curso: “Vejo esse curso de Desenho da Construção Civil oferecido pelo Ieptec como uma oportunidade muito grande de inserir esses profissionais no mercado de trabalho. Isso é formidável!”, comentou.
A Turma do curso técnico em Computação Gráfica também participou da feira. Os alunos exibiram jogos de computadores online criados com tecnologia 2D, com imagens e animações idealizadas pelos próprios estudantes.
Alunos do curso técnico em Enfermagem levaram informações importantes sobre cuidados básicos com a saúde, como a manutenção de níveis adequados de hidratação, peso corporal e açúcar no sangue. “Achei bem legal as informações que eu aprendi e fui muito bem informado sobre a importância dos cuidados com a saúde”, disse o visitante João Batista Portela.
Ainda envolvendo atividades na área da saúde, os visitantes conheceram os mitos e verdades sobre uma doença comum na região Norte do país, a malária. Os estudantes levaram o público a observar como se desenvolve a infecção no organismo humano, por meio do uso do microscópio.
Outro curso da área da saúde que teve espaço no estande do Ieptec foi o Técnico em Farmácia. Os estudantes apresentaram os benefícios do consumo de chás fitoterápicos, e sobre interação de medicamentos com alguns tipos de alimentos que podem interferir em seus efeitos ao organismo humano, causando reações adversas.
“Tivemos noites bem proveitosas, em que os nossos alunos demonstraram as práticas que tiveram em sala de aula, o conhecimento que eles estão obtendo para serem bons profissionais. Ficamos muito felizes com a participação deles”, finalizou a coordenadora do Ceflora, Raylene Cameli.