Detran utiliza o encanto do teatro para ensinar as regras do trânsito durante Expoacre Juruá

 

Ensinar a respeitar a vida no trânsito desde a infância é uma das estratégias do Detraa/AC para promover a paz nas vias. Foto Maryeli Sousa

Olhares atentos e sorriso de encantamento, são as expressões de crianças e adultos que assistem ao teatro no estande do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC) na Expoacre Juruá.

Durante as cinco noites de feira duas peças teatrais são apresentas: “Aladim em Um Passeio pelo Trânsito” e “A Bela e a Fera e os perigos no trânsito”. Com enredos envolventes que não só divertem, mas também ensinam.

“O foco do teatro é ensinar as regras de circulação, principalmente para as crianças, plantando a sementinha da conscientização com intenção de que eles cresçam sabendo que as leis de trânsito existem para proteger a vida e devem ser respeitadas tanto por pedestres como por condutores”, explicou a coordenadora de Educação do Detran, Cléia Machado.

Com personagens das histórias infantis clássicas, o Detran chama a atenção das crianças e promove a educação para o trânsito. Foto: Maryeli Sousa

As peças teatrais levam as crianças a compreenderem os perigos de andar nas vias desacompanhadas e sem a devida atenção, assim como a importância de atravessar a rua na faixa de pedestres e respeitando o semáforo. Além de ensinar sobre o equipamento sinalizador para veículos, uso correto do capacete, cinto de segurança, dentre outros itens de segurança.

A estudante Maiara Galdino, levou duas sobrinhas para assistirem uma das apresentações e aprovou o espetáculo. “Achei muito importante porque as crianças aprendem sobre trânsito seguro e se divertem muito”, pontua a estudante.

A pequena Evelyn Khiara de apenas 10 anos, já aprendeu como deve se comportar nas vias: “Tem que respeitar os sinais de trânsito e não pode atravessar de qualquer jeito. Tem que esperar o semáforo e passar na faixa”, destacou a menina.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter