Centro de Controle Oncológico do Acre oferece serviço de marcação pré-cirúrgica no combate ao câncer de mama

O Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) retornou com o procedimento de marcações das lesões mamárias como técnica auxiliar nas cirurgias de câncer de mama, após a capacitação de novos médicos mastologistas e radiologistas que atendem na unidade de Rio Branco.

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), realizou na última semana o treinamento da prática de agulhamento de mama, executada por meio da marcação de lesões mamárias que não são diagnosticadas apenas com exame clínico. A capacitação foi desenvolvida com o objetivo de ampliar o quadro de profissionais para o atendimento dos pacientes.

Capacitação para médicos do Cecon. Foto: cedida

Segundo a presidente regional da SBM, Adriana Dapont, o processo de investigação para localizar a lesão é desenvolvido com o auxílio de exames adicionais.

“Nós atendemos muitas mulheres que precisam fazer a retirada de lesões [nódulos ou microcalcificações] que não são palpáveis. Desse modo, a prática só é possível por meio da marcação com corante ou agulha especial, guiada pelo exame de ultrassom e também de mamografia”, esclareceu.

Médica responsável por ministrar o treinamento de marcação pré-cirúrgica. Foto: cedida

A capacitação foi direcionada para profissionais especialistas no serviço de tratamento do câncer de mama, contribuindo com a qualificação de três mastologistas e dois radiologistas, e foi desenvolvida no turno da manhã para que os atendimentos à população fossem resguardados na parte da tarde.

“O treinamento para marcação percutânea foi desenvolvido em dois módulos, sendo um dia guiado por ultrassom e outro dia guiado por mamografia. Na dinâmica, fizemos atividades práticas em maquetes e depois com os pacientes. O curso foi muito bom, e estamos prontos para realizar o procedimento”, reforçou o médico radiologista que participou da qualificação, Fernando Gilder.

De acordo com a gerente-geral do Cecon, Muana Araújo, a unidade já conta com seis profissionais capacitados e treinados para executarem o procedimento.

“Hoje nós temos 22 mulheres que estão na fila para fazer essas cirurgias e já iniciamos a oferta desse serviço. Pretendemos, muito em breve, estar com a nossa fila zerada”, destacou a gerente.

O procedimento busca atender 22 mulheres em lista de espera. Foto: Luan Martins/Sesacre

O método pré-cirúrgico de marcação mamária ocorre por meio de solicitação médica, ao se identificar a necessidade de uma intervenção guiada para que a ação cirúrgica se torne mais assertiva. A orientação é que os pacientes compareçam ao Centro de Controle Oncológico com os exames de imagem e as recomendações de higienização e cuidados para o êxito no procedimento. O procedimento é realizado 24h antes da cirurgia. Os atendimentos ocorrem todos os dias, das 7h às 18h.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter