A Secretaria de Estado de Educação e Cultura do Acre (SEE), em parceria com o Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) e a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), anunciou a reforma do Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) Campos Pereira, situado na Cidade do Povo, em Rio Branco.
Na terça-feira, 23, o secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, o secretário de Obras Públicas, Ítalo Lopes, e o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, visitaram o espaço. Durante a visita, analisaram o que pode ser feito inicialmente e delinearam uma proposta para o atendimento da instituição.
Inaugurado em 2018, o Cept Campos Pereira é um espaço dedicado à formação profissional de jovens e adultos, com uma estrutura ampla, que agora será reformada e revitalizada. O objetivo é transformá-lo em um Centro de Referência de Educação Profissional no Segundo Distrito, com foco em formação técnica.
“Vamos trazer todo mundo do Segundo Distrito aqui para a Cidade do Povo. Vamos revitalizar tudo e trazer nosso ensino aqui pra dentro, que está precisando muito, e vamos reinaugurar essa obra de tanta importância para o Acre”, declarou o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley.
Além de se tornar um grande centro de formação técnica no Segundo Distrito, há planos para que, futuramente, o Cept também ofereça ensino superior, uma das metas do plano de governo. “A estrutura do centro será capaz de atender à política pública de formação profissional e técnica de nível superior”, destacou Aberson Carvalho.
A reforma do prédio será realizada em três etapas, e o secretário Aberson Carvalho enfatizou o compromisso com a profissionalização para gerar renda: “Se Deus quiser, as ‘nossas autoridades’ [crianças] estarão entrando aqui para fazer cursos profissionalizantes. Isso é um compromisso do nosso governador Gladson Cameli, utilizando a Seop como parceira”.
O secretário Ítalo Lopes também ressaltou a importância da iniciativa para o bairro: “A Cidade do Povo tem passado por um momento muito importante, tanto com a construção das novas habitações do Minha Casa Minha Vida, como com a presença da Polícia Comunitária. A Seop vem para valorizar esses espaços públicos”.