Fundhacre participa de integração ensino-serviço para futuros médicos com palestras sobre normas e rotinas do complexo hospitalar

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), promoveu, nesta sexta-feira, 19, uma qualificação para os alunos do curso de Medicina que iniciarão seus estágios no Complexo Hospitalar da instituição.

Estudantes de Medicina receberam orientações detalhadas sobre protocolos hospitalares. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

A palestra aconteceu no auditório do Centro Universitário Uninorte, em colaboração com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e o Núcleo de Resíduos Sólidos da Fundação.

Os participantes receberam orientações sobre normas e rotinas do hospital, serviço de controle de infecção hospitalar, segurança do paciente e descarte de resíduos, bem como o manejo de eventos adversos e a implementação de protocolos assistenciais.

Qualificação faz parte do cronograma de preparação para o internato médico. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

O objetivo é orientar os estudantes que iniciarão o internato médico no serviço assistencial da Fundhacre, para que compreendam as normas, rotinas das práticas e os protocolos necessários para uma atuação segura, tanto para o aluno, quanto para o paciente.

Natasha Volpati, coordenadora do NEP, falou sobre a importância da ação como parte do compromisso da Fundhacre em integrar serviço e ensino. “Esta iniciativa não apenas acolhe os alunos em nosso ambiente hospitalar, mas também os equipa com o conhecimento necessário para começar suas práticas com segurança e responsabilidade”, destacou Volpati.

Vanessa Lima, coordenadora do NSP na Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Vanessa Lima, enfermeira e coordenadora do NSP, complementou: “Foi uma oportunidade para discutir normas, rotinas e boas práticas relacionadas à segurança do paciente, conhecimentos imprescindíveis para a formação acadêmica e profissional dos estudantes”.

A qualificação faz parte do cronograma de preparação dos novos estagiários, fortalecendo a parceria entre a Fundhacre e as instituições de ensino superior locais. Com o apoio dos diversos núcleos especializados da Fundação, a expectativa é que os alunos possam aplicar esses conhecimentos de forma eficaz no dia a dia hospitalar.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter