Projeto exibe uma lista de filmes de curta, média e longa-metragem de ficção e documentário, conteúdo que faz parte do acervo da Programadora Brasil
O Cine+Cultura Hélio Melo, espaço que agrega três projetos de exibição – Circuito Documentário, Cinema do Mundo e Curumins de Cinema -, apresenta neste mês uma lista de filmes cujo acervo faz parte da Programadora Brasil, que oferece uma expressiva faixa da produção independente brasileira para um público antes sem acesso a esse conteúdo.
Nessa primeira etapa, o Cine+Cultura Hélio Melo, coordenado pelo Governo do Estado, através da Fundação Elias Mansour em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas ABDeC/Acre, exibirá obras de curta, média e longa-metragem de ficção e documentário.
O Circuito Documentário traz filmes como Samba Riachão, direção Jorge Alfredo (2001, 86′), Tudo é Brasil, direção Rogério Sganzela (1998, 82′), e Janela da Alma, de João Jardim, co-direção Walter Carvalho (2001,73′). Já no Cinema do Mundo o público poderá assistir a pérolas como O Homem que Virou Suco, de João Batista de Andrade (1979,95′), A Hora da Estrela, de Suzana Amaral (1985,96′), e Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha (1964, 125′). O projeto com o Curumins de Cinema também abrirá espaço para os curtas-metragens infantis num mix de animação, efeitos especiais e ação filmada com atores.
O Cine+Cultura Hélio Melo é associado à Programadora Brasil, que possui uma rede de mais de 550 pontos de exibição, composta por cineclubes, universidades, escolas, centros culturais, prefeituras e outras. A Programadora atua em três linhas: a democratização do acesso ao cinema brasileiro, o apoio à ampliação do circuito não-comercial de exibição e o fomento ao pensamento crítico em torno da produção de filmes brasileiros.
Iniciativa do Ministério da Cultura, a Programadora Brasil é um projeto da Secretaria de Audiovisual (SAv), produzido em parceria pela Cinemateca Brasileira e Centro Técnico Audiovisual (CTAv).
Confira a programação completa de exibição dos vídeos.