Acre divulga linhas de pesquisas da 8ª chamada do programa Pesquisa para o SUS

O governo do Acre, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), divulga as linhas de pesquisas que irão compor a chamada pública da 8ª edição do programa Pesquisa para o SUS (PPSUS) que será lançada em setembro.

O PPSUS corresponde a uma gestão compartilhada em Saúde, que tem por objetivo promover a descentralização de fomento à pesquisa em saúde nas Unidades Federativas (UFs). Além disso, o programa busca promover o desenvolvimento científico e tecnológico, visando atender às peculiaridades, especificidades e necessidades de saúde locais de cada estado, proporcionando melhorias nas condições de vida da população, que é o principal objetivo das políticas públicas em saúde.

As linhas de pesquisa que irão compor a chamada pública no estado do Acre são frutos do trabalho realizado na Oficina de Prioridades de Pesquisas (OPP), que tiveram três etapas distintas.

Na primeira etapa foi realizado o levantamento dos problemas de saúde pelos profissionais da área e gestores do Estado, com base em eixos temáticos levantados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Na segunda etapa, foi feita a priorização dos problemas de saúde elencados pelos profissionais de saúde e gestores do Estado; e na terceira o grupo de trabalho promoveu consulta à comunidade científica do estado para sugestões de linhas de pesquisa em oficina presencial realizada pela Fapac.

Diretrizes foram definidas durante OPP, em parceria com a Sesacre. Foto: cedida

“A definição das linhas de pesquisa resultou de um trabalho participativo da Sesacre, com os trabalhadores e gestores do SUS, e da Fapac, que reuniu os pesquisadores das áreas da saúde. Foram levantados os problemas na gestão do SUS, e as pesquisas que serão selecionadas irão apresentar soluções para enfrentar estes problemas”, explicou o presidente da Fapac, Moisés Diniz.

Foram definidos cinco eixos para as linhas de pesquisa que irão compor  a chamada pública. Foto: cedida

Todo o processo da OPP foi conduzido no estado do Acre com a participação de representantes da Fapac, da Sesacre, com apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde.

Foram definidos cinco eixos para as linhas de pesquisa que irão compor  a Chamada Pública da 8ª edição do PPSUS no Acre, sendo estes: EIXO I – Planejamento e Gestão no Sistema Único de Saúde (SUS), EIXO II – Vigilância em Saúde, EIXO III – As Redes de Atenção à Saúde (RAS), EIXO IV – Educação Permanente na Saúde, EIXO V –  Saúde do Trabalhador e Trabalhadora do SUS.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter