Na Economia Solidária, empreendedores apostam em promoções e brindes para vendas durante Arraial Cultural

O Arraial Cultural que ocorre na Gameleira a partir desta terça-feira, 16, em Rio Branco, reúne todos os aspectos culturais do estado do Acre. A arte e a culinária são carros-chefes desse evento que reúne centenas de famílias e amigos para curtir durante seis dias até o encerramento do evento, que ocorre no domingo, 21.

Entre bandeirinhas, representações artísticas e cultura, a comida enche os olhos e boca de água. Além de ser um evento importantes para reforçar a cultura, história e disseminar as tradições do nosso estado, o Arraial Cultural é um ambiente propício para negócios.

Francisca Silva aproveitou essa oportunidade para vender comida pela primeira vez. Segundo ela, a expectativa de venda está alta e pretende lucrar nesses seis dias de festa.

“Estou fazendo tacacá, rabada e charuto. E minha tática pra vender mais é negociar. Se o cliente não tiver o valor, a gente negocia e vai ganhando mais cliente e mais vendas”, disse.

Economia Solidária teve 80 espaços destinados neste arraial. Foto: Neto Lucena/Secom

Já Kelly Santos apostou alto na apresentação das bananinhas, tanto doces como salgadas. Para ela, este é um momento de fazer com que seu produto seja conhecido e, claro, lucrar com as vendas. Ela e o marido dão continuidade a um negócio de família.

“Esses eventos são muito bons, tanto para o empreendedor, como para o público, porque a gente sai da rotina. Ano passado participamos também do arraial no mesmo lugar, então não estipulamos metas, mas esperamos superar as vendas todas as vezes.”

Há muitas opções de comida no evento. Foto: Neto Lucena/Secom

Os pratos com as comidas variam de R$ 25 a R$ 30, mas tem opções de lanches, como charuto, crepes, sanduíches, enfim, para todos os gostos e bolsos. Domingos Mendes de Lima faz parte da economia solidária há dois anos e meio. “A expectativa sempre é grande para um evento como esse, porque todos os anos a gente vê e vende bem e este ano não vai ser diferente. Estamos com a expectativa de vender bastante, porque temos muito investimento e escolhemos coisas de qualidade”, estima.

Já Silvia Oliveira trabalha com artesanato e compõe o grupo de empreendedores há 16 anos. Para ela, o que chama o cliente é um brinde. Trabalhando com a venda de acessórios infantis, ela diz que, dependendo do valor vendido, o cliente leva um agrado.

“Nesses eventos, os pais trazem as crianças e a gente acaba vendendo os acessórios, então a expectativa de vendas sempre é muito alta. Meus produtos variam de R$ 2,50 até R$ 35, então tem para todos os bolsos. E essas festas ajudam muito a gente a vender”, avalia.

Muitos segmentos apostam no evento para aumentar vendas. Foto: Neto Lucena/Secom

Mais de 80 empreendedores

O secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, reforçou que o Arraial Cultural é um dos eventos mais importantes do calendário do estado e que movimenta diversos setores importantes para a economia. Este é o segundo ano que a Secretaria de Turismo está organizando a festa com parceria à Fundação Elias Mansour (FEM).

“A gente monta toda a parte da Economia Solidária do arraial. Neste ano, ofertamos 80 vagas para os expositores. Dessas 80 vagas, 60 foram direcionadas para as comidas, bebidas e brinquedos e as outras 20 para os ambulantes. Então, tenho certeza que este ano a gente vai ultrapassar a meta de vendas do ano passado, que foi de R$ 314 mil. O Arraial Cultural mexe com todo o trade do nosso estado e com a economia da capital”, pontuou.

Sobre os sabores do Acre, o secretário relembrou ainda que a culinária acreana é um diferencial e um atrativo e tanto.

“A gente sabe que o Norte tem uma culinária muito boa, mas o Acre tem comida diferenciada. Então as pessoas que chegam aqui e provam da nossa culinária realmente querem voltar”, convidou.

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