Segurança Pública presta apoio aéreo para ação social em comunidade indígena de Mâncio Lima

Levando cidadania e segurança para o povo Nukini, às margens do Rio Moa, na fronteira com o Peru, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) em parceria com a Secretaria de Saúde percorreu 366 milhas (677 km) para prestar apoio aéreo no Projeto Cidadão na aldeia Isã, Terra Indígena Nukini, em Mâncio Lima. A ação foi realizada entre os dias 10 e 14 de julho.

Segurança Pública presta apoio aéreo para ação social em comunidade indígena de Mâncio Lima, durante os dias 10 a 14 de julho. Foto: Ascom Sejusp

O evento contou com uma equipe do Ciopaer e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fez o transporte de ida e volta de todas as equipes de suporte e realização da ação social, somando mais de 15 traslados, ficando à disposição para qualquer emergência.

Evento do Projeto Cidadão contou com a presença do Samu. Foto: Ascom Sejusp

O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Evandro Bezerra, destaca que o apoio aéreo da Segurança Pública é fundamental para garantir acesso aos serviços públicos. “O que levaria horas para chegar, se resume em minutos com o apoio do Ciopaer, sendo uma força fundamental para assegurar o direito da população aos serviços básicos de forma rápida e em todos os locais”.

O coordenador do Ciopaer e comandante da missão, coronel Sergio da Silva Albuquerque, explica que o apoio aéreo foi fundamental para o evento, que também contou com serviços de saúde. “Por se tratar de um território de difícil acesso, levaria 10 horas de barco para ir e 10 horas para voltar, com um barco com capacidade de, no máximo, 8 pessoas, sendo que a ação social contou com mais de 30 pessoas, onde foram realizados mais de 15 transportes aéreos”.

A ação cívico-social realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), em parceria com o governo do Estado, tinha como objetivo levar cidadania às populações mais distantes, assegurando o acesso rápido e gratuito aos serviços públicos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter