Fundhacre promove arraial para servidores com atendimentos de saúde em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao Diabetes

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) promoveu nesta quinta-feira, 27, um arraial destinado aos servidores do complexo hospitalar, em Rio Branco. A festa foi organizada pelo Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (Nastt) e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEP). Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção ao Diabetes, lembrado em 26 de junho, foram disponibilizados vários serviços de saúde.

Evento teve temática junina e comidas típicas. Foto: Luan Martins/Sesacre

Na programação, uma palestra abordou os cuidados diários que se deve ter com os pés, além de serviços de avaliação nutricional, atendimento de controle glicêmico, aferição de pressão arterial e aplicação de vacina contra a covid-19.

“Os pés são uma região que precisa ser priorizada, levando em consideração que é praticamente uma das nossas ferramentas de trabalho, porque passamos o dia em pé”, lembrou a secretária do NEP, Mônica Nascimento.

Serviços de atendimento básico foram oferecidos na ação. Foto: Luan Martins/Sesacre

Com ambiente decorado com motivos juninos, como toalhas xadrezes e bandeirinhas de arraial, participantes com roupas quadriculadas e cores vibrantes, foram servidas comidas típicas dessa festividade brasileira.

A representante do Nastt, Socorro Brito, afirmou que o evento foi planejado para estimular o autocuidado dos trabalhadores que contribuem na assistência da população, verificando como está a condição dos pés desses profissionais, que trabalham entre 24 e 36 horas com os pés em calçados que às vezes não são confortáveis. “A ideia é instruir a respeito dos cuidados que eles deve ter, assim como o cuidado com a sua alimentação, seu bem-estar físico e mental ”, explicou.

Vacinação contra a covid-19 foi disponibilizada para os profissionais da Fundhacre. Foto: Luan Martins/Sesacre

A técnica em enfermagem Suellen Silva, que compõe o quadro de profissionais da Fundhacre, concordou com a importância desse tipo de ação para os servidores: “Faz com que a gente consiga retomar nossa saúde de volta, porque a nossa rotina é complicada e muito rápida, então não conseguimos cuidar de tudo para que a doença em si, a diabetes, não evolua. Esta ação ajuda muito com relação ao acesso aos médicos e também aos exames”, observou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter